Uma das possibilidades de estreia do Inter neste domingo (29), contra o Cruzeiro, o lateral Zeca não atua há 187 dias. A última vez que o ex-jogador do Santos entrou em campo foi em 22 de outubro do ano passado, no empate da equipe paulista contra o Atlético-GO em 1 a 1. Curiosamente, na oportunidade, ele foi utilizado pelo técnico Levir Culpi na lateral direita, posição na qual Odair Hellmann já adiantou ser a que deseja escalá-lo, apesar de sua origem ser o lado esquerdo.
A razão que fez Zeca ficar seis meses sem jogar foi a ação movida por ele contra o Santos. O caso começou em 26 de outubro de 2017, quando os advogados do atleta ingressaram com o pedido de uma liminar para rescindir o contrato. A alegação era a falta de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2014 e 2015.
Pouco antes disso, Zeca foi alvo da ira de torcedores santistas, indignados com as más atuações da equipe no Brasileiro. Em uma chegada a São Paulo, após um empate com o Sport Recife por 1 a 1, o lateral, junto com o meia Lucas Lima e o atacante Kayke, foi vítima de tentativa de agressão. Três dias depois, ele ainda fez sua última das 137 partidas com a camisa do Santos.
Na temporada passada, mesmo tendo parado de jogar no final de outubro, Zeca esteve em campo em 31 jogos, sendo 14 no Brasileiro, 11 no Campeonato Paulista e outros seis na Copa Libertadores.