A chegada do lateral Zeca ao Inter deu ao grupo além de qualidade, um status de contar com três campeões olímpicos. Ganhador da inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro nos Jogos Rio 2016, quando foi titular da equipe dirigida por Rogério Micale atuando como lateral-direito em todos os seis jogos do torneio, o jogador teve como companheiro o volante Rodrigo Dourado, que só atuou 11 minutos na competição, mas que igualmente fez parte do grupo que ainda tinha o então auxiliar-técnico do clube, Odair Hellmann, como integrante da comissão técnica.
O outro campeão olímpico colorado é D'Alessandro, titular na campanha argentina nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Na oportunidade, os argentinos ganharam a primeira de suas duas medalhas douradas. Em um time que tinha os zagueiros Roberto Ayala, Fabricio Coloccini e Gabriel Heinze, os volantes Javier Mascherano e Lucho González e os atacantes Javier Saviola e Carlos Tévez, artilheiro do torneio com oito gols, o então jogador do Wolfsbrug, da Alemanha, esteve presente em campo em todos os seis jogos.
Com a camisa 15 do time treinado por Marcelo Bielsa, D'Alessandro fez o gol da vitória contra a Austrália, na terceira rodada da fase classificatória, e sempre foi titular. Das seis partidas da campanha argentina, atuou os 90 minutos em três delas, incluindo a semifinal contra a Itália (3 a 0) e a decisão diante do Paraguai (1 a 0).
Veja os jogos dos colorados campeões olímpicos:
Zeca - Rio 2016
0x0 África do Sul - titular
0x0 Iraque - titular
4x0 Dinamarca - titular, foi substituído aos 29 do 2º por William (ex-Inter)
2x0 Colômbia - titular
6x0 Honduras - titular
1x1 Alemanha - titular - recebeu um cartão amarelo
Rodrigo Dourado - Rio 2016
0x0 África do Sul - reserva
0x0 Iraque - reserva
4x0 Dinamarca -reserva, substituiu Renato Augusto aos 34 do 2º
2x0 Colômbia - reserva
6x0 Honduras - reserva
1x1 Alemanha - reserva
D'Alessandro - Atenas 2004
6x0 Sérvia e Montenegro - titular, foi substituído por Saviola aos 15 do 2º - recebeu um cartão amarelo
2x0 Tunísia - titular, foi substituído por Saviola aos 11 do 2º
1x0 Austrália - titular, fez o gol da vitória aos 9 do 1º
4x0 Costa Rica - titular, foi substituído por Nicolás Medina aos 21 do 2º
3x0 Itália - titular
1x0 Paraguai - titular