Anunciado treinador do Inter para 2018, ainda nas últimas semanas da dura temporada 2017, Odair Hellmann levantou uma barreira de desconfiança no torcedor colorado:
- Será que vai dar certo?
Pois o volante prata da casa lá dos idos dos anos 90 e interino para apagar incêndios ganhou status de treinador no Beira-Rio. Odair é admirado pelos jogadores e, jogo a jogo, a confiança da direção na sua efetivação como técnico ganha força.
Além dos números positivos (quadro abaixo), Odair tem se mostrado um estrategista. Mesmo para as duas derrotas do ano há justificativas. Na primeira delas, com o time titular, o Inter jogou melhor do que o Caxias. Na segunda, com os reservas, perdeu por 1 a 0 para o Brasil, em Pelotas.
A cada partida, a comissão técnica faz uma análise profunda do adversário. O Cianorte, por exemplo, um desafio perigoso na Copa do Brasil, já está escaneado. Tanto é assim que o empate em 0 a 0 dos suplentes com o São Luiz serviu para que o treinador encontrasse opções às ausências de William Pottker (lesionado) e de seus substituto, Nico López, suspenso.
Odair poderá começar a partida contra o Cianorte com Wellington Silva e, como o ex-Fluminense não tem condições para 90 minutos, trocá-lo por Marcinho, Juan ou mesmo Camilo, no segundo tempo.
Números e estudos de time à parte, Odair Hellmann sabe que terá logo à frente desafios perigosos. Além do mata-mata com o Cianorte (pela terceira fase da Copa do Brasil, etapa que o Inter já teria superado caso tivesse conquistado a Série B, ingressando diretamente nas oitavas do torneio de 2018), o Gre-Nal se avizinha e, caso o Grêmio não se classifique às quartas de final do Gauchão, a pressão sobre a equipe de Odair sair campeã será de 100%.
Superando eventuais desconfianças e atravessando o primeiro semestre com título, Odair ganhará ainda mais força para o Brasileirão. E, sobretudo, reforços. A intenção dos dirigentes é buscar pelo menos três jogadores com maior experiência para o Nacional (principalmente um lateral-direito), possivelmente atletas que estejam no futebol europeu.
Assim, aos poucos, Odair Hellmann vai ganhando confiança e status internamente no clube e junto aos colorados. Resta, a partir de agora, encorpar a campanha com vaga na Copa do Brasil e se mantendo líder do Estadual.
Odair Hellmann no Inter em três meses de Inter:
11 jogos
6 vitórias
3 empates
2 derrotas
18 gols marcados
6 gols sofridos
64% de aproveitamento