Aos poucos, a direção do Inter começa a apresentar os seus reforços para 2018. Depois do atacante do Botafogo Roger, o clube oficializou mais o lateral-direito Ruan, que disputou a Série B pelo Boa, e o volante Gabriel Dias, que jogou a Segunda Divisão com o Paraná. Contratações nada empolgantes.
Nos próximos dias, o Inter pretende definir também o empréstimo do meia argentino Walter Montoya ao Sevilla. O clube gaúcho já apresentou a oferta de empréstimo aos espanhóis e já encaminhou ao jogador uma proposta de contrato por um ano.
Montoya foi liberado pelos espanhóis para procurar clube. Não deu certo no Sevilla e, nesse sábado, uma vez mais sequer foi relacionado para a goleada sofrida pelo seu time para o Real Madrid pro 5 a 0. Os mexicanos do Tijuana também têm interesse no meia de 24 anos.
Já o volante Bruno Silva, que pertence ao Botafogo e que estava na mira do Inter, já se anunciou nas redes sociais como jogador do Cruzeiro — ainda que o Botafogo não dê a negociação como concluída.
Para chegar às contratações de Ruan e de Gabriel Dias, o Inter analisou o desempenho de ambos na Série B e as suas idades. Ruan tem 22 anos, pertence ao Barra da Tijuca (RJ) e disputou 25 jogos emprestado ao Boa. Foi um dos principais jogadores da equipe de Varginha na campanha que deixou os mineiros na décima colocação. Já Gabriel, de 23 anos, e estava cedido ao Paraná pelo Palmeiras. Ficou sem vínculo com os paulistas ao final da temporada e foi contratado pelo Inter até o final de 2019.
— São jogadores jovens com virtudes que chamaram nossa atenção nessa temporada e estão vindo para acrescentar ao nosso grupo — disse Roberto Melo, vice de futebol do Inter, justificando as contratações oriundas da Série B.
Aposta do Inter, Gabriel Dias encerrou o ano em baixa no Paraná. De titular, passou a ser o segundo reserva do setor.
— Gabriel chegou ao Paraná sem ser muito conhecido, como parte da reformulação que o Paraná promoveu no elenco. Se firmou como titular ainda no Estadual, jogando como primeiro ou segundo volante. Até marcou alguns gols. Trata-se de um jogador muito raçudo, mas com alguma limitação técnica. Tem grande dificuldade para finalizar ou mesmo para dar assistências. Ao final da Série B, perdeu a posição para Leandro Vilela e também para Vinícius — declara Júlio Filho, repórter do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.
Os depoimentos dos profissionais que assistiram à temporada de Gabriel Dias no Paraná não chegam a entusiasmar. Pelas referências, parece ser um jogador ao estilo do volante Anselmo, contratado pelo Inter ao Joinville a pedido de Argel Fucks, e que está emprestado ao Sport.
— Gabriel Dias é um jogador essencialmente físico - descreve Nicolas França, repórter da Rádio Transamérica, de Curitiba. - Ele dá boas arrancadas desde o meio-campo, pela direita. Consegue surgir com facilidade no ataque, mas, por vezes, é afoito ao tentar subir e acaba deixando a posição descoberta. Nem todos os treinadores gostam disso. Lisca, por exemplo, exigia que ele permanecesse mais na defesa. No Inter, dependerá do que a equipe necessitar. Se o time precisar um jogador técnico, Gabriel talvez não se encaixe tão bem. Não tem uma boa saída de bola. No Paraná, era o Vilela quem saía, enquanto que o Gabriel ficava na caça — acrescenta França.
Com uma campanha mais modesta do que a do Paraná - quarto colocado na Série B -, o Boa teve em Ruan um jogador decisivo na temporada.
— Ruan é um excelente lateral e foi o melhor jogador do Boa na temporada. É um atleta que tem grande velocidade e que rouba bem a bola, sem cometer faltas. Além disso, os principais lances de ataque da equipe eram pela direita, começando com ele. Em determinado momento, quando ele perdeu alguns jogos por contusão, a equipe sentiu demais e entrou em um período de baixa — afirma Letícia Reis, repórter da Rádio Melodia, de Varginha.
A direção do Inter espera que os reforços façam a diferença ao longo de 2018. O torcedor colorado parece menos otimista com relação às primeiras contratações para a temporada que se avizinha na Série A.
Quem são eles
Ruan Gregório Teixeira
Idade: 22 anos
Data de nascimento: 29/05/1995
Natural: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1m74cm
Peso: 65kg
Em 2017: 25 jogos e nenhum gol
Contratado por empréstimo até dezembro de 2018
Clubes
2014: Barra da Tijuca
2016:Madureira
2017: Boa
Gabriel Dias de Oliveira
Idade: 23 anos
Nascimento: 10/05/1994
Natural: Francisco Morato (SP)
Altura: 1m83cm
Peso: 72kg
Em 2017: 47 jogos e três gols
Contratado até dezembro de 2019
Clubes
2014 - Palmeiras
2015 - Boa
2016 - Mogi Mirim
2016 - Bragantino
2017 - Paraná