O volante Rithely, 26 anos, sonho do Inter para a temporada 2018, terminou o ano como reserva de Anselmo no Sport. A imprensa pernambucana aponta a desmotivação como principal motivo para um jogador tão conceituado no Recife ter apresentado uma queda tão alta de rendimento na reta final do Brasileirão. Apesar disso, o atleta é elogiado pelas suas virtudes técnicas.
— O Rithely passou quatro anos seguidos em bom nível. Chegou a ser monitorado pelo Tite para a Seleção. Mas, de um ano para cá, ele passou a jogar muito mal, não sei se já pelo tempo de clube, não sei se por desmotivação da parte dele, ou se foi apenas uma má fase na temporada. Ele terminou o campeonato na reserva merecidamente — opina o repórter Paulo de Tarso, da Rádio Olinda.
Já o jornalista Filipe Farias, setorista do Sport do Jornal do Comércio, do Recife, pensa que uma mudança de ares faria bem a Rithely.
— Ele sempre se destacou pela qualidade na saída de bola e por chegar com facilidade à área adversária, características de um volante moderno. Acredito que o desgaste natural de um atleta que tem muito tempo de clube e a cobrança da torcida em cima dele acabaram lhe desmotivando. Isso se refletia dentro de campo, com partidas apáticas. A mudança de ares é tudo o que Rithely precisa para reencontrar o seu bom futebol — avalia.
A direção colorada, por sua vez, acredita que a decisão do técnico Daniel Paulista não foi tomada apenas por critérios técnicos.
— A gente sabe os motivos (da reserva). É um jogador que quer sair do Sport e já declarou isso para diretoria — declarou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Uma nova proposta deve ser feita pelo Inter ao Sport pelo meio-campista na primeira semana de 2018.