Pelo desempenho ruim na Copa do Brasil, quando caiu logo na segunda fase eliminado pelo próprio Inter, e também na segunda divisão do Campeonato Paulista, onde não conquistou o acesso, poucos poderiam acreditar num desempenho satisfatório do Oeste na Série B do Brasileirão. A principal meta no início da competição era somente se manter na Segundona.
Mas os resultados apareceram, sobretudo no segundo turno, e o Oeste sonha sim com o grupo dos quatro primeiros, chegando ao acesso à Série A em 2018. Hoje, o time de Itápolis que joga em Barueri, tem apenas dois pontos a menos que o quarto colocado, que é o Paraná. Vencer o Inter pode colocar o Oeste no alto da tabela, fato que não aconteceu ao longo de toda a competição.
Campanha na Série B
- 57 pontos em 35 jogos
- 5º colocado
- 14 vitórias, 15 empates e 6 derrotas
- Gols: 42 marcados e 28 sofridos
- Goleadores: Mazinho (16), Robert (6), Raphael Luz (5), Gabriel Vasconcelos e Lídio (3), Alexandro e Júlio César (2), Danielzinho, Velicka, Leandro Amaro e Fernando Aguiar (1) e 1 contra
Em Barueri
- 35 pontos em 17 jogos
- 4ª melhor campanha
- 10 vitórias, 5 empates e duas derrotas
- Gols: 28 marcados e 10 sofridos
- Perdeu para o Paysandu (1x3) dia 12 de agosto
- Perdeu para o Ceará (0x1) dia 14 de outubro
Números em 2017
- 56 jogos com 21 vitórias, 22 empates e 13 derrotas
- Gols: 67 marcados e 51 sofridos
- Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Inter
- 11º na Série A-2 do Paulistão (sem conseguir o acesso)
- Atual 5º na Série B do Brasileiro
Troca de Técnicos
A temporada começou no Oeste com Vilson Tadei de técnico. Mas ele durou apenas quatro jogos e foi demitido após uma vitória, dois empates e uma derrota. Saiu com 41,6% de aproveitamento.
Roberto Cavalo chegou no dia 11 de fevereiro. Já fez 52 partidas com 20 vitórias, 20 empates e 12 derrotas. Ele tem 51,2% de aproveitamento.
Terceiro confronto do ano
Oeste e Inter já se enfrentaram duas vezes em 2017. Em fevereiro, pela Copa do Brasil, no Beira-Rio, o Inter goleou por 4 a 1. Cinco meses depois, pelo primeiro turno da Série B, de novo deu colorado, agora por 2 a 0.
INTERNACIONAL 4 X 1 OESTE - COPA DO BRASIL
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data: 23 de fevereiro de 2017.
Árbitro: João Batista Arruda (RJ).
Gols: Brenner (2), Carlos e Charles para o Inter. Tiago Adan descontou.
Renda e Público: 9.308 pagantes para R$ 123.032,50.
INTER: Danilo Fernandes, Junio, Paulão, L. Ortiz e Uendel; Charles (Fabinho), R. Dourado, Carlinhos e D'Alessandro (Seijas); Carlos (Valdívia) e Brenner. Técnico: Antônio Carlos Zago.
OESTE: Rodolfo, Reginaldo, J. Victor, G. Garutti e Cleidson; Lídio (G. Batata), B. Barra, Natan e Erick Luís (Da Matta); Robert (T. Adan) e Mazinho. Técnico: Roberto Cavalo.
INTERNACIONAL 2 X 0 OESTE - SÉRIE B
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data: 25 de julho de 2017.
Árbitro: Cláudio Lima e Silva (SE).
Gols: Uendel e Eduardo Sasha.
Renda e Público: 18.357 pagantes para R$ 268.348,00
INTER: Danilo Fernandes, Fabinho (Junio), Danilo Silva (Léo Ortiz), Klaus e Uendel; Charles, Edenílson, D'Alessandro e E. Sasha (F. Gutiérrez); Nico Lopez e William Pottker. Técnico: Guto Ferreira.
OESTE: Rodolfo, W. Cordeiro, R. Sam, L. Amaro e Velicka (D. Borges) (Henrique); Lídio, Betinho, Mazinho e Danielzinho; Jheimy (Alexandro) e Gabriel Vasconcelos. Técnico: Roberto Cavalo.