O artilheiro do Inter na temporada está de volta ao time titular. Na dura partida desta terça-feira às 20h30min, contra o Paraná, na Arena da Baixada, Nico López começará no lugar de William Pottker, suspenso. E será uma daquelas partidas ao gosto do uruguaio: campo grande, casa cheia, adversário buscando derrubar o líder do campeonato. Um jogo com a cara do atacante contratado pelo Inter após se destacar na Libertadores de 2016.
Dono de 15 gols na temporada, mesmo sendo suplente, o camisa 7 quebrou a desconfiança de seus treinadores no Inter, a bronca pela indolência nos treinos e alguma falta de entrega nas partidas. Nico vem sendo um diferencial para esse Inter no segundo tempo dos jogos. Na fundamental vitória para seguir buscando o título da Série B, o 2 a 1 contra o América-MG, foi ele quem Guto Ferreira puxou do banco para definir o jogo.
- Nico López vem demonstrando uma grande entrega nos jogos e, talvez a sua principal característica: arrisca de fora da área, não tem medo de errar, e bate de longe - elogia o maior camisa 7 da história do Inter: Valdomiro.
Ainda que muitos gols do uruguaio sejam da pequena área, Nico dos poucos jogadores do Inter a chutar de fora da área. Já marcou três de longa distância, mas, curiosamente, não fez nenhum de cabeça.
- Nico entrega qualidade técnica e poder de fogo ao time. Vem crescendo no quesito "jogar sem a bola", Guto Ferreira parece ter conseguido que Nico compreenda a importância de participar da fase defensiva também - destaca o comentarista da Rádio Gaúcha e da RBS TV Maurício Saraiva.
Das últimas 11 partida do Inter, o artilheiro foi titular em apenas duas: contra o Oeste (Leandro Damião ainda não havia estreado) e Atlético-MG (quando o Inter abriu mão da Primeira Liga, escalando um time misto para a decisão da vaga, e sendo eliminado). Mesmo assim, o uruguaio manteve o foco e foi premiado com o gol da vitória sobre os mineiros - homenageando o seu filho, Benjamin, que estava de aniversário.
- Quando um jogador se compromete, e a gente toma conhecimento de que ele sabe fazer. Para ele (Nico), é muito bom, o futebol dele cresce, cria uma expectativa muito boa. A capacidade ofensiva do Nico é diferenciada, se não deixar esse ritmo cair, passa a ter uma disputa sadia. Vão crescer os outros, e ele vai incomodar em algum momento. Isso é crescimento de grupo e de equipe - costuma destacar o técnico do Inter, Guto Ferreira. - Nunca neguei a qualidade do Nico, viemos conversando sobre a importância de ele ser solidário, de trabalhar defensivamente também. Não o tenho como reserva, embora o esteja usando-o no decorrer dos jogos. Nico entrou e já decidiu partidas - acrescenta.
Para ajudar o Inter a defender a liderança e seguir abrindo vantagem sobre os demais concorrentes das Série B, Nico e seus companheiros terão de enfrentar um Paraná obrigado a vencer (após a derrota para o Figueirense), pois já começa a correr riscos no G-4.
- O Inter é uma equipe difícil, a gente sabe da qualidade deles, mas eles também sabem da nossa. São duas equipes grandes do futebol brasileiro que vão estar jogando um belo futebol. Com certeza será uma excelente partida, decidida em detalhes e espero que esses detalhes sejam a nosso favor - disse o técnico Matheus Costa, de 30 anos, que assumiu o time após a demissão de Lisca.
Além de um motivado Paraná, o Inter terá pela frente o gramado sintético da Arena da Baixada. Em maio, jogo foi vendido pelo clube para um empresário, que o colocou no estádio do Atlético-PR, onde 40 mil ingressos já foram vendidos. Uma vitória colorada em Curitiba dará ao time de Guto Ferreira e de Nico López uma vantagem de 11 pontos à frente do Paraná, atual terceiro colocado. A Série A está cada vez mais próxima do Beira-Rio.
Nicômetro
Os 15 gols do artilheiro do Inter em 2017
1°/2 - Inter 2x1 Brasil-Pel
- Desvio com o pé dentro da pequena área
4/2 - Inter 1x2 Novo Hamburgo
- Conclusão com o pé direito dentro da grande área
8/3 - Sampaio Corrêa 1x4 Inter
- Dribla o goleiro e bate com a direita para o gol vazio
18/3 - Inter 1x0 São Paulo-RG
- De canhota, de dentro da pequena área
29/3 - Inter 1x2 Cruzeiro-RS
- De direita, na pequena área, após rebote do goleiro
9/4 - Cruzeiro-RS 0x2 Inter
- De canhota, de fora da área
30/4 - Inter 2x2 Novo Hamburgo
- De canhota, por cobertura, na pequena área
13/5 - Londrina 0x3 Inter
- De canhota, de fora da área
13/5 - Londrina 0x3 Inter
- Chute cruzado, de canhota, dentro da grande área
31/5 - Inter 2x1 Palmeiras
- De canhota, na entrada da pequena área, quase dividindo com Fernando Prass
3/6 - Inter 1x1 Juventude
- Chute cruzado, de canhota, de dentro da grande área
13/6 - América-MG 1x1 Inter
- De canhota, de dentro da pequena área
11/7 - Ceará 0x2 Inter
- De canhota, de fora da área
16/9 - Inter 3x0 Figueirense
- Com o pé direito, de dentro da pequena área
27/9 - Inter 2x1 América-MG
- De direita, de dentro da grande área