Guto Ferreira já treinou o ABC. O atual técnico do Internacional teve uma breve passagem no time potiguar em agosto de 2011. Por 15 dias, ele esteve à frente da equipe e em quatro jogos, conseguiu dois empates e duas derrotas, até ser demitido, ampliando à época para nove jogos o jejum de vitórias do então 15º colocado da Série B.
Leia mais:
Sem chances no time titular do Inter, Nico López é treinado por Guto em nova posição
Victor Cuesta: "As coisas mudaram, mas ainda falta muito"
Naquela oportunidade, o ABC iniciou muito bem a competição e chegou a ocupar a quinta colocação, ainda sob o comando de Leandro Campos, demitido para a entrada de Guto em 15 de agosto. Ao desembarcar, o treinador sonhava com o acesso à primeira divisão: " Acertei tudo com o ABC até o final do ano e chego acreditando no acesso. É mais uma oportunidade na Série B, mais uma oportunidade em trabalhar em um grande clube, que possui jogadores qualificados e tem tudo para conquistar o acesso. Vamos trabalhar em busca disso", disse ele em sua entrevista de apresentação.
A estreia ocorreu no dia seguinte, num empate em 2 a 2 contra o Grêmio Barueri, em Natal. Um novo empate em casa, em 1 a 1 com a Ponte Preta deixou a equipe sob desconfiança do torcedor. O terceiro jogo foi disputado longe de Natal e Guto sofreu sua primeira derrota, 2 a 1 para o Guaratinguetá, no comando do ABC. Quando a equipe retornou a Natal, um grupo de torcedores foi ao CT do clube para pressionar jogadores e comissão técnica. No YouTube o vídeo ficou conhecido como " Guto Ferreira enquadrado por torcida do ABC". No encontro, o treinador pondera que "as vezes uma equipe perde uma ou duas peças e começa a ter problemas", e chega a citar a saída do atacante Basílio, ex-Grêmio e Coritiba, como prejudicial ao clube.
Guto Ferreira ainda pede aos torcedores que "apoiem durante os 90 minutos, transformem o estádio em um caldeirão" e finaliza dizendo "depois pode protestar, reclamar, vaiar" caso não venha o resultado. O que ocorreu na sequência, no dia 30 de agosto, foi uma derrota por 5 a 0 para o Bragantino em pleno Frasqueirão, o que ocasionou a demissão do treinador.
Questionado sobre a passagem pelo ABC, durante o programa Resenha da ESPN, Guto afirmou que costuma chamar o período como "férias remuneradas" e ainda disse "adiantou tanto esta pressão que no dia seguinte fomos goleados".
O ABC terminou o campeonato daquele ano em 10º lugar. Já Guto Ferreira voltou a trabalhar na temporada seguinte no Mogi Mirim e levou o time paulista às semifinais da Série D, garantindo o acesso à terceira divisão em 2013. Depois, passou por Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense, Chapecoense e Bahia, antes de acertar seu retorno ao Inter em maio deste ano.
*ZHESPORTES