Sabemos que os grandes clubes de futebol utilizam diversas ferramentas de planejamento estratégico e de gestão administrativa e financeira.
Clubes brasileiros como o Internacional e o São Paulo, na primeira década deste milênio, se tornaram referência nacional administrativamente e financeiramente, com um bom case de serviços e ações aliados a feitos relevantes
O Internacional não é de hoje, demonstra que necessita de uma outra aresta da gestão, a chamada gestão esportiva, que reformula o clube internamente, que analisa tecnicamente o mercado da bola, atende ao anseio da torcida, melhora o aproveitamento em campo e resulta nos almejados títulos e taças.
Hoje, apesar de poucos cursos de Pós Graduação e Mestrados no Brasil, já possuímos um número interessante de profissionais se qualificando na área e que logo estarão no mercado de trabalho, para que possam substituir alguns profissionais que se perpetuam em funções importantíssimas dentro da estrutura dos clubes e impedem uma reformulação na gestão esportiva das entidades. Longe de mim questionar a competência ou desdenhar o período de dedicação desses profissionais, mas a mudança é inevitável.
Em um mercado que move milhões de pessoas, de sentimentos e de reais, reformular a visão de futebol, visando uma estabilidade financeira/administrativa e que não oscile entre grandes títulos e grandes vexames é uma obrigação. A melhor solução, óbvio, é mesclar a experiência e conhecimento dos gestores do passado, com a disposição e visão da nova safra de profissionais que se qualificam para colaborar com seu time do coração. Porém a fragmentação dos interessados em gerir o clube
a curto, médio e longo prazo cria um empecilho para que se possa ter um aproveitamento maior da "mão de obra" que um conselho deliberativo ou os movimentos políticos oferecem aos clubes , deixando alguns menos capacitados dentro e alguns mais capacitados de fora.
Gestão esportiva não é apenas escolher entre gerente executivo de futebol ou CEO, nem apenas montar plantel e escolher comissão técnica, gestão esportiva é a arte de organizar um clube ou entidade, apreciar o desejo de sua torcida, e fomentar o crescimento e a formação de novos dirigentes, fazendo a sinergia entre o passado e o presente e visando a um organizado e próspero futuro.