– Não cruza por cruzar. Dá passe. Tem que rodar a bola.
As orientações dadas pelo auxiliar-técnico Odair Hellmann aos jogadores durante uma atividade tática na manhã desta quarta (16) retratam uma nova prioridade do Inter: aprimorar as jogadas pelo meio do campo, com a bola no chão, para depender menos dos cruzamentos aéreos.
O time colorado tem como característica alçar muitas bolas para a área. Nas últimas quatro vitórias, a equipe marcou dez gols, sendo que seis deles foram originados em cruzamentos. Na vitória sobre o Londrina por 3 a 1, por exemplo, foram três gols de cabeça em jogadas de bola parada.
Leia mais:
"Principal ponto é não se acomodar", diz Cláudio Winck sobre sequência positiva do Inter
Treino tático de Guto Ferreira confirma manutenção do time do Inter pela terceira vez seguida
"O jogo contra o Inter será a nossa Copa do Mundo", diz técnico do ABC
O treino desta quarta, porém, mostrou uma preocupação do técnico Guto Ferreira em aumentar o repertório de jogadas, trocando a bola aérea pela bola no chão. Em um trabalho de ataque contra defesa, Odair pedia que os meias e atacantes evitassem os cruzamentos e investissem em passes verticais e infiltrações pelo meio.
Depois, quando Guto comandou um trabalho tático de 11 contra 11, mais uma vez o time titular era orientado a não alçar a bola na área e sim tentar invadir a área adversária pelo meio, rodando a bola com passes rasteiros.
Em outro momento do treinamento, o técnico comandou uma longa atividade de chutes a gol, em que todos os atletas do grupo finalizaram diversas vezes.
A meta é que, a partir do jogo de sábado (19), contra o ABC, o time do Inter já seja mais versátil, capaz de marcar gols tanto pelo alto como pelo chão.
*ZHESPORTES