Camilo terá a missão de comandar o Inter diante do Atlético-MG, nesta quarta-feira, pelas quarta de final da Primeira Liga. O Beira-Rio receberá o terceiro clássico do ano. Antes, Corinthians e Palmeiras passaram pela casa colorada. E, diante dos mineiros, D'Alessandro será preservado da sequência de jogos. Um Inter realista deixa de perseguir o título de "Campeão de tudo" e trata de reservar forças para a retomada da Série B, em 9 de setembro, contra o Juventude. Além do camisa 10, jogadores com grande rodagem na temporada, como Uendel, Rodrigo Dourado e Edenilson deverão ser preservados.
Com a camisa 21 às costas, o cabeludo meia que trocou o Botafogo pelo Inter disputou apenas cinco jogos pelo novo clube. Desses, só uma vez foi titular. Justamente em sua estreia, diante do Goiás. Com D'Alessandro suspenso, coube a Camilo liderar o meio-campo, em uma das melhores apresentações da equipe de Guto Ferreira na temporada, na goleada por 3 a 0 sobre o então time de Argel Fucks. A partida marcou também o retorno de Leandro Damião ao clube. Ao lado de William Pottker, os estreantes foram destaque na partida. Camilo fez o ataque jogar e os gols acabaram saindo ao natural – além disso, o goleiro Marcelo Rangel salvou o que seria um placar ainda maior.
Leia mais:
Zini: Inter terá patrocínio de revendedor Apple
Após seis vitórias seguidas, Inter tem 89% de chances de subir para a Série A
Inter chega aos 50 jogos na temporada em sua melhor forma
O resguardo a D'Alessandro representa também a confiança que comissão técnica e direção têm em Camilo. Mesmo que tenha entrado nas demais quatro partidas nas quais começou na reserva, o meia precisa de mais ritmo de jogo. E é isso que terá diante do Atlético-MG. Dos 50 jogos do Inter na temporada, Camilo esteve presente em apenas cinco. Mas já havia disputado outros 27 pelo Botafogo, no Campeonato Carioca e na Libertadores.
– Preservar D'Alessandro é fundamental nesse momento. O que importa para o Inter é sair de uma vez da Série B. A Primeira Liga é um bônus, apenas, se conseguir vencê-la. E Camilo merece atuar por um tempo maior. É a mudança necessária para a partida contra o Atlético-MG – afirma o comentarista da Rádio Gaúcha, Adroaldo Guerra Filho.
A contratação de Camilo, no mês passado, foi meticulosa. Assim que o meia perdeu espaço no Botafogo, um sinal de alerta foi acionado no Beira-Rio: há um camisa 10 no mercado. A direção colorada, então, entrou em contato com Camilo. Assim que percebeu o interesse do jogador em atuar no Beira-Rio, abriu negociações com o clube carioca. Assim, o meia de 31 anos foi contratado por três anos, com opção de uma quarta temporada. O Inter ficou com 50% dos direitos do armador carioca. Os demais 50% permaneceram com o Botafogo. Enquanto que, na troca, Brenner teve 20% de seus direitos cedidos aos cariocas – e o Inter ainda ficou com 40%, bem como o Juventude, dono de outros 40% dos direitos econômicos do atacante.
– Camilo teve uma temporada muito boa, depois caiu, por isso foi negociando pelo Botafogo. Ele não acelera o jogo, como o D'Alessandro, mas trabalha mais a bola e tem um boa batida de fora da área. A maior dificuldade do Camilo é que ele trabalha a bola de uma forma mais cadenciada, sem conseguir acelerar o jogo, como o D'Alessandro faz – entende o comentarista do canal ESPN Gustavo Hofman.
Ontem, Camilo não participou do treino, já que estava liberado para resolver problemas particulares. Hoje, porém, deve estar no esboço de time que Guto Ferreira apresentará na quarta-feira.
A 90 dias e 16 jogos do fim da Série B, o Inter não quer correr riscos de perder peças importantes na engrenagem do líder da competição. E quer dar maior rodagem e segurança para fazer de Camilo o seu maestro na ausência de D'Alessandro ou mesmo jogando com o 10. O seu camisa 10 para o futuro do Inter além de D'Alessandro.
Como ele foi
Inter 3x0 Goiás (a única vez como titular)
Cotação ZH – Camilo: Armador mesmo, passe vertical e conclusão. Vai ser difícil não ser titular. Nota 7
Guarani 0x2 Inter
Cotação ZH – Camilo: Entrou na vaga de Sasha e ocupou a faixa central do campo com passes precisos e criatividade. Nota 6
Inter 3x1 Londrina
Cotação ZH – Camilo: Dois cruzamentos para gols, passes corretos e muita movimentação. Nota 7
ABC 0x3 Inter
Cotação ZH – Camilo: Entrou já com o jogo decidido e tentou buscar o ataque. Nota 6
Inter 3x2 Paysandu
Cotação ZH – Camilo: Deu um passe que deixou Nico livre com o goleiro. É o 12º jogador. Nota 6
O Inter contra os grandes em 2017
Inter 1x0 Fluminense (Primeira Liga)
Grêmio 2x2 Inter (Gauchão)
Inter 1x1 Corinthians (Copa do Brasil)
Corinthians 1x1 Inter (Copa do Brasil)
Palmeiras 1x0 Inter (Copa do Brasil)
Inter 2x1 Palmeiras (Copa do Brasil)
Total: Duas vitórias, três empates e uma derrota