O Inter tem outra missão além de se preparar para o próximo jogo da Série B: identificar o maior número possível de torcedores envolvidos na explosão de violência vista no entorno do Beira-Rio após o empate contra o Criciúma em 1 a 1, no sábado.
O clube analisa imagens de vídeo, desde o dia da partida, para chegar aos nomes dos baderneiros. Além de lançar pedras contra seguranças e trocar socos, os agressores quebraram vidraças e saquearam uma loja de produtos esportivos localizada no estádio. Duas torcidas organizadas, a Guarda Popular e a Camisa 12, foram suspensas pela Justiça por 90 dias. Conforme a direção do Inter, integrantes dos dois grupos brigaram próximo ao Gigantinho depois do jogo, mas ainda não há confirmação se também participaram do quebra-quebra.
O juiz Marco Aurélio Martins Xavier, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, determinou que as torcidas fiquem impedidas de ingressar com bandeiras, camisetas ou qualquer outro material que as identifique no estádio. Xavier esclarece que, no âmbito criminal, essa é a medida cautelar possível. Uma punição mais dura, que poderia chegar a uma eventual extinção da organizada, precisa avançar na esfera cível a partir de uma solicitação do Ministério Público.
– Uma vez identificados os envolvidos, podem ser tomadas outras medidas como afastar dos estádios e abrir processo criminal – observa o magistrado.
Além de jogar pedras e rojões contra seguranças e a Brigada Militar, parte dos vândalos quebrou vidraças da loja do Inter e levou manequins e produtos esportivos. A BM reagiu com bombas de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. O vice-presidente colorado de Relacionamento Social, Norberto Jacques Guimarães, afirma que o clube espera identificar pelo menos alguns dos envolvidos nos próximos dias.
– Torcedores das organizadas brigaram perto do Gigantinho, mas ainda não sabemos quem participou da depredação do estádio – esclarece o vice do Inter.
Oito envolvidos na confusão após a partida contra o Boa, no dia 1º de junho, foram identificados. Não houve tempo hábil para barrar a entrada deles em jogos de futebol até o final de semana, mas a medida já vale para os próximos jogos.
Acompanhe o Inter no Colorado Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES