O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol tenta agilizar alguns julgamentos pendentes para colocar em pauta, antes da final do Gauchão, a sessão do atacante do Inter Brenner para a quinta-feira, quatro dias antes da final do campeonato contra o Novo Hamburgo. Denunciado por agressão ao árbitro Daniel Bins, o jogador corre o risco de ser suspenso por pelo meso 180 dias. Nos bastidores, caso isso ocorra, o Inter antecipa que pedirá o efeito suspensivo, liberando Brenner para a decisão.
Expulso na partida decisiva contra o Caxias, no Estádio Centenário, ele recebeu o cartão vermelho depois de dar um encontrão pelas costas de Bins, que perdeu o equilíbrio e estava caindo, quando foi resgatado pelo próprio atacante. Naquele momento, os jogadores colorados reclamavam do pênalti de Léo Ortiz em Marlon (depois defendido por Keiller).
Leia mais:
Roberto Melo reclama de prazo dado pela FGF para obras no Estádio do Vale
Direção do Novo Hamburgo mantém confiança de que final será no Vale
Inter contesta prazo extra para Novo Hamburgo indicar local da final
– Brenner chega por trás, com as mãos fechadas, e acerta as costas do árbitro. Ele poderia até ter empurrado com as mãos abertas, mas os punhos cerrados deram a conotação de soco – justificou o procurador Luiz Francisco Lopes, que denunciou Brenner por agressão ao árbitro.
Incurso no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (agressão), a pena mínima prevista é de 180 dias – e a máxima não tem limite. Se Brenner for sancionado em dias, a punição se estenderá também para a Copa do Brasil e para a Série B.
Caso Brenner seja suspenso, o Inter ingressará com recurso pedindo o efeito suspensivo da pena até o novo julgamento, no Pleno do TJD, o que ocorrerá somente depois do Gauchão. A pena mínima estabelecida no Código Brasileiro de Justiça Desportiva para que um clube tenha direito a pedir o efeito suspensivo é de 14 dias.
O atacante foi um sério desfalque do Inter no jogo de ida das finais do Gauchão, o empate em 2 a 2 no Beira-Rio, contra o Novo Hamburgo.
*ZHESPORTES