Um dia antes de o Inter estrear nas quartas de final do Gauchão contra o Cruzeiro, Antônio Carlos Zago recebeu uma péssima notícia: Danilo Fernandes vai desfalcar o Inter por cerca de 60 dias, em decorrência de uma fratura na base do quinto metatarsiano do pé esquerdo. O jogador precisará passar por cirurgia, e perderá todo o Campeonato Gaúcho.
Se não tem seu titular no gol, o treinador tem o restante do time que considera ideal para o atual momento do Inter. Com a volta de Carlinhos, recuperado da lesão sofrida no Gre-Nal de 4 de março, a volta de Uendel ao meio-campo, o retorno de Léo Ortiz à formação titular mais a estreia de Edenílson, um novo Inter surge para os mata-matas do Estadual.
Equipe em transformação, o Inter de Zago, desde a derrota por 2 a 1 para o mesmo Cruzeiro, oito dias atrás, na Montanha dos Vinhedos, terá trocas em quatro funções na equipe – além disso, três jogadores foram contratados nesse período: Edenílson, Felipe Gutiérrez e Danilo Silva.
Leia mais:
Inter x Cruzeiro: tudo o que você precisa saber para acompanhar com a partida
Com retorno de Carlinhos, Inter encerra preparação para enfrentar o Cruzeiro
Indignado, Zago nega que Inter tenha oferecido Valdivia ao Corinthians e fala em "mentira"
Com Ortiz no lugar do lesionado Paulão, com Carlinhos na lateral-esquerda, deslocando Uendel para o meio-campo, ao lado de Edenílson, para as saídas de Anselmo e de Valdívia, Zago cobrou que a equipe marque o Cruzeiro desde a saída de bola. Tudo para evitar surpresas, como a do gol de Lucão, quando o lateral-direito John Lennon arrancou do meio-campo, passou por quase toda a defesa colorada até dar a assistência ao atacante.
– No momento, a escalação ideal do Inter é essa, com Carlinhos na lateral, Uendel e Edenílson no meio-campo. Mas essa escalação não será a ideal para o futuro, pois ainda não há alguém que faça o trabalho de D'Alessandro e nem o reserva do D'Alessandro. Carlinhos e Uendel são laterais e, inventar qualquer um como armador, é colocar o baterista para tocar guitarra. E a banda desafina – analisa Adroaldo Guerra Filho, comentarista da Rádio Gaúcha. – O Inter está muito bem servido do meio para frente, com exceção das meias de ligação, onde só há D'Alessandro. Ao menos, esse é um time superior ao que vinha jogando – acrescenta.
Último jogador a ser inscrito pelo Inter no Estadual, Edenílson será o segundo volante em sua estreia pelo clube. Para Cléber Xavier, auxiliar técnico da Seleção Brasileira, e que trabalhou com o jogador nos tempos de Corinthians, Zago ganhará um curinga.
– Edenílson faz mais de uma função no meio-campo. Pode ser um meia por dentro até. É um cara bom de grupo, rápido, com excelente características físicas, que vai ajudar muito o Inter nesse momento. Ele era o 12º jogador em meu tempo de Corinthians – opina Cléber Xavier, auxiliar técnico do Corinthians de Tite campeão mundial.
Além dos reforços de última hora, o Inter teve tempo de se remobilizar. Com o adiamento do jogo – marcado para o sábado passado, mas transferido para a quinta, devido à montagem do palco do show de Elton John, no Beira-Rio –, até um churrasco de integração do elenco foi feito no CT Parque Gigante, reunindo o vestiário, Zago e até o presidente Marcelo Medeiros.
– Essa formação é um resumo do que Zago tem de melhor no momento. Carlinhos volta e libera Uendel, essa mudança marcou o ponto alto do Inter na temporada. Edenílson chega como titular porque Charles nem Anselmo tomou a posição. Nico recuperou a função, mais por qualidade técnica do que por sacrifício na marcação. Brenner faz gol quase todo o jogo. esse é o 11 ideal do Inter até agora – entende Maurício Saraiva, comentarista da RBS TV. – Além disso, a reconcentração do Inter deve pesar. O elenco sabe o efeito devastador que uma eliminação para o Cruzeiro pode representar. E isso faz do Inter favorito para a vaga – completa Saraiva.
Para a disputa da Série B, a partir de 13 de maio, o Inter ainda terá os acréscimos de Pottker, Gutiérrez e Danilo Silva, que não foram inscritos no Campeonato Gaúcho.
As mudanças do Inter, entre um Cruzeiro e outro
O Inter que entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro, na semana passada: Danilo Fernandes; William, Paulão (depois Léo Ortiz), Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Anselmo, D'Alessandro (depois Gustavo Ferrareis) e Valdívia (depois Roberson); Brenner e Nico López.
O Inter para enfrentar o Cruzeiro, no Beira-Rio: Marcelo Lomba; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Edenílson, Uendel e D'Alessandro; Brenner e Nico López.
* ZHESPORTES