A vida do Inter no Campeonato Brasileiro se transformou em um mata-mata. Se antes a equipe de Celso Roth disputava a permanência na primeira divisão com São Paulo, Cruzeiro, Sport, Coritiba e Vitória, agora, sobraram apenas os baianos como adversários. Tudo indica que um dos dois jogará a Série B em 2017. E o Inter está em desvantagem a quatro jogos do fim. Tem um ponto a menos do que o Vitória e, em tese, jogos mais complicados. A culpa, porém, é vermelha. No confronto direto, o Inter perdeu as duas partidas do Brasileirão para o Vitória, ambas por 1 a 0, no Barradão e no Beira-Rio – e está na zona de rebaixamento, com 38 pontos, um a menos que o primeiro a escapar da Série B, o Vitória.
Entre as ironias desse inusitado "terceiro turno" de Inter x Vitória é que dois ex-colorados são peças-chave do clube baiano na luta contra o descenso: o atacante Marinho e o técnico Argel Fucks. Zero Hora analisa os confrontos de 17 de novembro a 4 de dezembro, de colorados e rubro-negros, que deverão levar um dos dois à segunda divisão. Confira:
Leia mais:
Risco de rebaixamento do Inter sobe com derrota do Grêmio para o Sport
No Sala de Redação, Maurício Saraiva diz que Marcelo Medeiros já teria procurado Antônio Carlos Zago
35ª rodada
17/11
Santos x Vitória (Vila Belmiro, 19h30min)
Esta deverá ser a última chance para que o Santos ainda siga sonhando com o título. Para seguir à caça ao Palmeiras, precisará bater o Vitória. Em casa, o Santos é quase implacável e tem um aproveitamento superior a 80% no Brasileirão. O colorado de fé deve se agarrar a São Pelé neste dia porque será a melhor chance de ver o Vitória estacionar. Hoje, o Vitória tem 40% de chances de rebaixamento. O Inter, 52%. O Vitória aposta todas as suas fichas no virtuosismo do atacante Marinho, novo ídolo baiano e o goleador do time.
Inter x Ponte Preta (Beira-Rio, 21h)
É mais fácil secar os adversários do que contar com vitória do Inter. Ao menos, vem sendo assim no Brasileirão – vide o empate em casa com o... Santa Cruz. Para esta partida, o técnico Celso Roth deverá contar com o retorno do atacante Vitinho, mas o lesionado Ceará está fora – talvez até da temporada. Os preços dos ingressos para o jogo serão rebaixados uma vez mais. No primeiro turno, o Inter e Ponte Preta empataram em 2 a 2, no Moisés Lucarelli.
– O Inter é obrigado a vencer este jogo. Não tem jeito, pois não pode pensar mais em depender dos outros. Além disso, será a "rodada podre" do Vitória e a rodada boa para o Inter. A última vaga para o Z-4 se polarizou entre Inter e Vitória – comenta o matemático Tristão Garcia. – A situação do Inter é de incerteza, mas ainda não é crítica. Pode chegar aos 45 pontos, que é um número bem razoável para se manter na Série A. Agora, é preciso vencer e secar. O Inter tem o caminho mais difícil até o fim, mas tem a camisa. E isso pode pesar – acrescenta.
36ª rodada
20/11
Vitória x Figueirense (Barradão, 17h)
O que deveria ser um confronto direto na briga contra o Z-4 deverá se transformar em um jogo com interesse apenas para os baianos.
– O Figueirense marcou apenas um gol nas últimas seis rodadas. É o terceiro pior ataque do returno e não encontra soluções contra adversário algum. Antes desta partida, o Figueirense receberá o Corinthians, em casa. Se vencer, ainda estará vivo. E essa é a única chance de o Inter confiar no Figueirense. Caso contrário, já estará virtualmente rebaixado e sem muito interesse no jogo de Salvador – afirma o editor de esportes do Diário Catarinense, Marcos Castiel.
21/11
Corinthians x Inter (Arena Corinthians, 20h)
Adversários históricos, com forte acirramento da relação a partir de 2005, os colorados comemoraram o rebaixamento do Corinthians em 2007. Os paulistas ainda estarão disputando vaga à Libertadores, e a Fiel estará sedenta pelo descenso do Inter. Para vencer na Arena Corinthians (onde o Inter soma dois jogos e duas derrotas), o time de Celso Roth precisará fazer um jogo épico e vencer fora de casa, algo que não ocorre há mais de cinco meses. O jogo será na segunda-feira à noite, com o Inter sabendo do resultado do Vitória, que joga um dia antes.
37ª rodada
27/11
Inter x Cruzeiro (Beira-Rio, 17h)
Dessa vez, o clássico dos anos 70 valerá pela ponta de baixo da tabela. O Cruzeiro poderá chegar ao Beira-Rio ainda precisando de algum ponto para ficar em paz, longe do Z-4, mas, mesmo que já esteja a salvo, Mano Menezes e Sobis não darão facilidades ao Inter – no primeiro turno, o time de Falcão foi goleado por 4 a 2.
– Em tese, o Cruzeiro ainda precisa pontuar para não ser rebaixado. O trabalho do Mano não convenceu até agora. No ano passado, deu liga entre ele e o time e entre ele e a torcida. Nesse ano, não. É questionado, pois o Cruzeiro não apresenta um futebol convincente: sem padrão de jogo e parece não estar bem treinado. Cruzeiro irá com muito interesse a Porto Alegre, ao menos para acabar bem o ano – explica o editor do site Superesportes, de Minas Gerais, Bruno Furtado.
28/11
Coritiba x Vitória (Couto Pereira, 20h)
O Coritiba voltou a se impor em casa e poderá chegar a essa partida matematicamente classificado à Série A de 2017 – ou precisando somar mais algum ponto. Assim, teria um menor interesse no jogo. Teoricamente. Dessa vez, será o Vitória quem atuará na segunda-feira, sabendo o que o Inter fez no domingo passado.
– É certo que não haverá relaxamento. O Coritiba está há quatro anos no sobe e desce de divisões. A torcida não aguenta mais, por isso, seguirá em cima. Além disso, muitos jogadores têm contrato por renovar e não querem ficar com uma imagem ruim. O Coritiba jogará a sério – assegura Rodrigo Fernandes, repórter do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.
38ª rodada
4/12
Vitória x Palmeiras (Barradão, 17h)
Aqui, um problemão para o Inter. Em condições normais, o Palmeiras venceria. Porém, é quase impossível que o time de Cuca não seja campeão rodada(s) antes. Indo a campo quase para um amistoso.
– Se eu fosse o Inter, desejaria que o Palmeiras precisasse ganhar no Barradão para ser campeão. Mas isso dificilmente acontecerá e o Palmeiras deve jogar mais relaxado – diz o comentarista do canal ESPN Mauro Cezar Pereira. – O drama do Inter é que, além de estar um ponto atrás do Vitória, não está acostumado à campanha ioiô: um pouco na Série A, um pouco na Série B. O Vitória está acostumado a isso e lida bem com isso. A torcida do Vitória sabe que, cedo ou tarde, o clube vai descer de novo – emenda Mauro Cezar.
4/12
Fluminense x Inter (Maracanã, 17h)
Sem chances matemáticas de rebaixamento, apesar da crise, o Fluminense ainda poderá estar brigando por vaga à Libertadores. Jogo emblemático agendado para o mítico Maracanã, estádio que poderá ver o renascimento do Inter ou o final do que até hoje é um orgulho colorado: a primeira divisão.
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
* ZHESPORTES