A crise de 11 jogos sem vitória obrigou Vitorio Piffero a convocar uma tropa de choque para assumir o vestiário do Inter. Convenceu Fernando Carvalho, presidente das maiores conquistas do clube, a assumir como vice de futebol.
Junto a ele, retornam Ibsen Pinheiro e Newton Drummond, outros dois dirigentes históricos, como diretor e executivo. Nesta terça-feira, às 9h, serão apresentados no Beira-Rio junto a Celso Roth, que assume como técnico no lugar de Paulo Roberto Falcão, demitido ontem.
Leia mais
Celso Roth assume o Inter, e Carvalho volta como vice de futebol
Falcão reclama de calendário e fala em "pouco tempo" à frente do Inter
A quarta vez de Celso Roth no Inter: relembre as passagens do técnico
A volta de Carvalho ao Inter já era articulada desde a última quinta-feira. Após a derrota para o Cruzeiro em Belo Horizonte, Piffero se socorreu do velho amigo, com quem conquistou duas Libertadores e um Mundial, e lhe fez o convite para retornar.
Existiu uma certa resistência de início, já que Carvalho exerce a função de consultor em uma empresa que agencia jogadores e teria de se afastar de suas atribuições. Após falar com Piffero, na madrugada de sexta, Carvalho aceitou.
Horas antes, ainda no Estádio Independência, o presidente tinha prometido anunciar seu novo vice de futebol até sábado. Mas suspendeu a oficialização, já que ainda era necessário compor a diretoria - o que só ocorreu no domingo.
Após o jogo contra o Fluminense, já com carta branca de Piffero, Carvalho convidou Ibsen e Drummond para assumir a diretoria. Também opinou na decisão do presidente em demitir Falcão.
Fontes ligadas ao vestiário afirmam que a saída do técnico ocorreria independentemente do resultado contra os cariocas. A postura do técnico, que reagiu com exagero após ser expulso de campo pela arbitragem, contribuiu para sua queda. Mas também serviu como uma espécie de álibi para a direção.
Ontem mesmo, Carvalho já começou a despachar. Cuidou pessoalmente da contratação de Roth e da comissão técnica, que segue com os auxiliares André Döring e Odair Hellmann, mas não terá Paulo Paixão - João Goulart continua como preparador físico. O novo técnico assume com contrato até dezembro, trazendo somente o auxiliar Beto Ferreira.
É possível também a chegada de reforços: a nova direção de futebol buscará ao menos um zagueiro e um lateral-direito para a equipe de Celso Roth. Tudo para afastar a ameaça do rebaixamento: hoje, o Inter está somente dois pontos acima do Z-4. A estreia do novo treinador ocorrerá na próxima segunda-feira, contra a Chapecoense, na Arena Condá, na abertura do returno do Brasileirão.
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES