Em uma ação rápida e surpreendente, o Inter comprou o goleiro do Bahia Marcelo Lomba, envolvendo Muriel na negociação. O irmão de Alisson jogará por empréstimo em Salvador até o final da temporada. Como o contrato de Muriel com o Inter se encerra em dezembro, e não será renovado, ele não deve mais voltar ao Beira-Rio.
Lomba, que assinará contrato por duas temporadas, foi o goleiro do Bahia de Falcão em 2012. A negociação, porém, ocorria há duas semanas, antes de a direção pensar na demissão de Argel Fucks. O carioca de 29 anos deverá ser apresentado nesta sexta. A direção tem pressa. Espera que ele tenha condições legais e físicas para estrear neste domingo, contra o Palmeiras, no Beira-Rio. Para isso, o nome de Marcelo Lomba deverá aparecer até as 18h desta sexta-feira no Boletim Interno Diário (BID) da CBF. Caso vá a campo, será o quinto goleiro a começar um jogo pelo Inter em sete meses da temporada.
Leia mais:
Jornalista baiano avalia Lomba: "Melhor do que Danilo Fernandes"
Luiz Zini Pires: o que o Inter quer com um goleiro do Bahia
Falcão encaminha Inter com volta de Ernando e Jacsson no gol
Toda a transação por Marcelo Lomba foi precipitada pela lesão de Danilo Fernandes. O titular do Inter no Brasileirão, cuja solidez salvou o Inter de Argel em pelo menos quatro jogos, se machucou na derrota de 3 a 2 para o Figueirense. Danilo ainda não conseguiu retornar ao time. E a ausência do camisa 1 levou o Inter a escalar Muriel e Jacsson. E ambos foram mal. Se Danilo emprestava segurança à defesa, Muriel errou na derrota para o Grêmio, ao soltar a bola nos pés de Douglas, que fez o gol no Beira-Rio, e Jacsson sofreu três gols do Botafogo, no Beira-Rio.
– Marcelo Lomba foi meu goleiro na Ponte Preta. Foi um dos destaques do time de 2015, no Brasileirão. É um bom goleiro, bom caráter e com grande rodagem – disse Guto Ferreira, ex-técnico do Inter e atual treinador do Bahia. – Aqui, no Bahia, ele fez apenas um jogo comigo e se lesionou. Mas, nessa partida, pegou até pênalti. É um cara que passa muita confiança para a defesa, não é mais menino, e sabe o que quer – acrescentou o treinador.
Guto se referiu ao jogo que marcou a sua estreia no Bahia, a vitória por 2 a 0 sobre o Oeste, na Série B, em 28 de junho. E esse foi o último jogo de Lomba pelo clube baiano. Com dores insistentes no tórax, o goleiro passou por uma ressonância magnética, que constatou uma microfissura no esterno. Em meio à recuperação, porém, iniciou-se a negociação com o Inter. E Lomba esperou o seu desfecho. Voltou a treinar no Bahia no último domingo. Está recuperado e pronto para estrear.
– Ele é um goleiro muito bom, com ótimos reflexos, mas, para jogar bem, precisa estar motivado. No Bahia, já não tinha essa vontade. Não queria voltar ao clube, ao final de 2015, quando o empréstimo à Ponte Preta havia chegado ao fim porque o Bahia havia sido rebaixado. Lomba não queria mais a Série B. E a torcida passou a criticá-lo e a vaiá-lo – contou o repórter Vitor Villar, do jornal A Tarde, de Salvador. – Lomba estava sem motivação alguma para seguir aqui. E ele precisa estar a fim para ir bem. Caso fique somente na reserva de Danilo, poderá ter dificuldades quando for utilizado – completou Villar.
Em 2012, Lomba foi um dos homens de confiança de Falcão no Bahia. Não chegou a ser o capitão do time, mas viveu uma de suas melhores fases no clube.
– Ao longo desses anos, Marcelo Lomba melhorou a saída de bola, fator pelo qual antes ele era muito criticado. Dentro de campo, é um líder. Creio que tem condições de ser titular do Inter. Acho que o Lomba é melhor do que o Danilo Fernandes – atestou o repórter Ulisses Gama, do site Bahia Notícias.
A direção colorada tem certeza de que a recuperação no Campeonato Brasileiro começa pelo reforço do sistema defensivo. Caso Lomba não possa estrear junto com Paulo Roberto Falcão, Jacsson será o goleiro titular diante do líder do Brasileirão, o Palmeiras.
De 2006 a 2016, Inter utilizou 12 goleiros em 10 anos
Clemer
Marcelo Boeck
Renan
Lauro
Pato Abbondanzieri
Michel Alves
Muriel
Agenor
Dida
Alisson
Danilo Fernandes
Jacsson
Ficha
Marcelo Lomba do Nascimento
29 anos (nascido em 18 de dezembro de 1986, na cidade do Rio de Janeiro)
1m89cm de altura
Destro
Clubes: Flamengo, Bahia e Ponte Preta (emprestado pelo Bahia, na temporada 2015)
Títulos: Copa do Brasil 2006, Campeonato Carioca 2007, 2008, 2009 e 2011. Campeonato Brasileiro 2009 (Flamengo); Campeonato Baiano 2012 e 2014 (Bahia)
A partida de Muriel
Muriel deixa o Inter depois de uma vida inteira no clube. Foram 16 anos ligados ao Beira-Rio. Dos 13 à derrota para o Santa Cruz. Cria da base, Muriel subiu em 2007, quando Clemer e Renan brigavam pela camisa 1. Sem muitas oportunidades no Inter, Muriel foi emprestado ao Caxias de Argel Fucks, em 2009. Após o Gauchão, foi cedido à Portuguesa. Destaque do time, acabou voltando ao Inter. Nas temporadas 2012 e 2013, assumiu a camisa 1 do Inter. E se mostrou um goleiro confiável, com boas atuações – em 2013, Alisson começou a receber as primeiras chances. Em 2014, uma surpresa: o Inter contratou Dida, que recém havia deixado o Grêmio. E Muriel começou a perder terreno. A temporada chegaria ao fim com Alisson como titular, que se manteve em alta e chegou à Seleção Brasileira. Com a venda do caçula dos Becker para a Roma, o Inter não quis apostar em Muriel. Foi às compras e buscou Danilo Fernandes. Muriel teve novas chances com a lesão de Danilo. E não foi bem. O Inter, então, buscou Marcelo Lomba para a reserva, praticamente dispensando Muriel.
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES