Entrevistei China Balbino antes do empate em 0 a 0 com o Inter. Aconteceu o que ele previu: marcação forte, sem jamais deixar de agredir o adversário.
Houve chances de gol para os dois lados, embora a posse de bola tenha sido do Inter. Ficar com a bola não é sinônimo de controle. A produção ofensiva é o que determina essa condição: o objetivo do futebol é marcar gols.
O São José se defende, mas sem retranca. E por que razão o São José amarrou o Inter? China nunca abre mão de dois jogadores de profundidade. Depende de quem está mais perto do corredor: Diego Torres, Heliardo ou Jô.
Leia mais:
Inter voltará aos tribunais pela liberação de William
Não levar gol é a arma para encaminhar classificação no Passo D'Areia, acredita Ernando
Com Marquinhos na caixa de areia, Inter se reapresenta após empate com São José
Do trio, um trabalha por dentro. Mais vezes Diego, mas nem sempre. Quando a bola é retomada, o jogador da posse os procura no flanco. Não precisa nem olhar: eles estarão aptos a serem acionados.
Outro segredo crucial é o rebote. A segunda bola é sempre do Zequinha, que povoa bem a faixa central. Por isso o Inter quase entregou os doces. Sasha, Aylon, Andrigo e Vitinho jogaram de costas para o gol.
Eles trocaram menos de posição do que deveriam. Facilitaram uma marcação que já é ótima, em vez de construir o espaço. Partiram para a jogada individual. Assim, o Inter voltou aos cruzamentos. E perdeu o rebote para o São José.
O que o Inter tem de fazer, então?
Não ter vergonha de adotar uma estratégia cautelosa, sem propor o jogo o tempo todo na grama sintética, mesmo que esse seja o papel do time grande contra o pequeno. Será preciso humildade, mas não sei se a torcida aceitará uma postura assim sem vaias. O São José tem problemas quando precisa propor as ações.
Por isso vai até melhor fora de casa: 2 a 0 na Arena e seis no São Paulo, em Rio Grande. Sem a humildade da estratégia, tirando o São José de sua zona de conforto, o Inter pode se complicar. Mesmo que não tenha sofrido o gol qualificado desta versão gaúcha do Leicester inglês.