Os volantes Nilton e Wellington foram julgados nesta sexta-feira no STJD e estão suspensos por cinco meses . Os volantes já cumpriram um mês e retornam apenas no dia 9 de abril de 2016.
A decisão do STJD foi unânime, com três votos – do relator Leonardo Andreotti, o do auditor Marcelo Coelho e o presidente da Turma, Wanderley Godoy Júnior – a favor de cinco meses de suspensão. A defesa ainda pediu redução para três meses, e foi negada.
Caberá recurso ao Pleno, podendo o novo julgamento ser realizado apenas no ano que vem. Os dois testaram positivo para hidroclorotiazida e clorotiazida, substâncias diuréticas proibidas e estavam suspensos preventivamente por 30 dias.
A denúncia da procuradoria foi feita no dia 26 por infração ao art 6, itens 1, 2 e 3 do Regulamento de Controle de Doping da FIFA. Nilton e Wellington foram julgados pela Quarta Comissão Disciplinar.
Nilton foi flagrado em dois jogos: na partida diante do Palmeiras, em São Paulo, pela Copa do Brasil, e contra o Corinthians, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Wellington Martins foi sancionado pelo teste positivo no jogo contra o Palmeiras, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil.
Após o julgamento, o advogado Rogério Pastl destacou o sentimento de "cansaço" do departamento jurídico devido ao processo dos dois volantes, e disse também "não entender" por que a Procuradoria do STJD pediu pena de quatro anos aos jogadores.
– O sentimento é de cansaço. Temos que ter tranquilidade para nos reunirmos com o jurídico e conversar com os atletas. Nunca entendo o papel de pedir a pena máxima. Não se trata do uso de anabolizantes, ou de cocaína. Houve um caso de contaminação, mas a Procuradoria parece ter fixação na pena máxima. Os atletas estavam angustiados.
Pastl também comentou o fato de a direção colorada não ter ministrado ao grupo de jogadores uma palestra sobre os casos de doping, como foi feito em outros clubes.
– Acho que nunca é demais conversar, mas o que deve ser ressaltado é que nem as entidades que controlam o doping têm consenso sobre como fazer as palestras. Além disso, conhecemos as substâncias proibidas, e ficou claro que houve contaminação de um composto que é permitido – completou o advogado.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES