No domingo, Wason Rentería retornará ao estádio em que viveu alguns de seus melhores momentos. O colombiano, xodó dos colorados durante sua passagem pelo clube entre 2005 e 2006, entrará pela primeira vez no Beira-Rio reformado para participar do Lance de Craque, jogo beneficente promovido por D'Alessandro.
– Estou muito ansioso para conhecer o novo Beira-Rio. Me recuperei de lesão no CT do Inter ano passado, era durante a Copa do Mundo, mas não vi o estádio por dentro – lembra o atacante, hoje com 30 anos.
Rentería contou com a ajuda do Inter para se recuperar de uma lesão grave. Ano passado, enquanto fazia a pré-temporada no Racing, da Argentina, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em um jogo-treino. Após uma cirurgia e oito meses longe dos gramados, não conseguiu se firmar no time de Buenos Aires. O jeito foi voltar para casa.
Neste ano, reencontrou parte do bom futebol de seus melhores momentos no pequeno La Equidad, de Bogotá. Com cinco gols no Campeonato Colombiano, foi vice-artilheiro do time na campanha que o levou ao 12º lugar na competição. Em meio à temporada, assistiu a seu ex-clube durante a Libertadores, no confronto de quartas de final do Inter contra o Independiente Santa Fe.
– Foi muito legal porque percebi o carinho que a torcida do Inter ainda tem comigo – lembra.
De contrato encerrado com o La Equidad, Rentería aguarda propostas e ainda não tem clube definido para 2016. Enquanto não sabe onde será o futuro, recorda-se do passado. Diz que o time de 2006 é o melhor em que jogou durante a carreira. Fala com carinho de dois gols marcantes: diante do Nacional, nas oitavas de final da Libertadores, em que deu um chapéu no marcador antes de finalizar de pé esquerdo, de fora da área, e contra a LDU, nas quartas de final, quando encobriu o goleiro com um toque consciente em um contra-ataque rápido.
As memórias tristes também são fortes. Até hoje lamenta a lesão no último jogo do Inter antes do Mundial de 2006, diante do Goiás, que o tirou da delegação campeã do mundo no Japão:
– Assisti ao jogo na Colômbia, junto com a família. Foi uma emoção muito forte, mas também fiquei muito triste por não estar lá.
A trajetória de Rentería
– Depois de sair do Inter, em 2006, circulou pela Europa. Foi contratado pelo Porto, onde pouco jogou, e emprestado ao Strasburgo, da França, e ao Sporting Braga, de Portugal.
– Ainda durante a vigência do contrato com o Porto, atuou por empréstimo no Atlético-MG, entre 2009 e 2010, e no Once Caldas, da Colômbia, em 2011.
– Teve mais uma passagem pelo futebol brasileiro no Santos, em 2011, antes de retornar à Colômbia para defender o Millonarios, onde ficou entre 2012 e 2014.
– No Racing, sofreu com a grave lesão no joelho esquerdo, e voltou mais uma vez à Colômbia para vestir a camisa do La Equidad.
Lance de Craque
Data e horário: domingo (27/12), às 17h
Local: estádio Beira-Rio
Ingressos: vão de R$ 20 a R$ 60 e podem ser adquiridos pela internet (clique aqui), bilheteria do estádio Beira-Rio (das 10h às 14h na quinta-feira, das 10h às 18h no sábado e a partir das 10h no domingo) e em lojas da TIM de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral.
Entidades beneficiadas: Centro de Reabilitação de Porto Alegre, Pequena Casa da Criança, Centro de Promoção da Infância e da Juventude, Casa das Juventudes e Instituto Amigos de Lucas), além de uma escola, um hospital euma ONG de proteção aos animais que serão indicados pela prefeitura.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo: