Vitinho atingiu a sua maioridade no Gre-Nal. Se ainda havia alguma dúvida sobre a necessidade de o Inter segurar o camisa 21 para a próxima temporada, ela foi desfeita quando o atacante bateu de primeira e venceu Marcelo Grohe no clássico, sacramentando o 1 a 0.
Com três ausências, Inter se reapresenta após vitória no Gre-Nal
Curiosamente, o primeiro contato do Inter com Vitinho foi ao sofrer gols do atacante. Pelo Brasileirão de 2013, um emblemático Botafogo 3x3 Inter, no Maracanã, teve Vitinho marcando duas vezes para os cariocas, com o atacante argentino Ignácio Scocco devolvendo outros dois, mais Seedorf e Fabrício completando o empate com jeitão de clássico dos anos 60/70.
- Vitinho deu ao Inter algo que a equipe só tinha com Alex: a conclusão de fora da área - atesta Jairzinho, aos 70 anos, tricampeão com a Seleção e um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro. - Aliás, Vitinho precisa agradecer ao Inter o fato de ter voltado à vitrina, retornado ao Brasil. Ele foi vendido para o lugar errado, jamais deveria ter ido se esconder na Rússia - completou o antigo camisa 7, lembrando da negociação que levou Vitinho para o CSKA, de Moscou.
Ao menos sete jogadores podem deixar o Inter no final do ano
Apenas 11 dias depois de marcar esses dois gols no Inter, na temporada 2013, Vitinho foi vendido por 10 milhões de euros (na época, R$ 31,5 milhões) aos russos. Não se adaptou ao país, tampouco ao frio, e ainda se lesionou. Quis deixar Moscou, e o Inter surgiu em sua vida. O tomou por empréstimo até o final do atual Campeonato Brasileiro. Agora, o Beira-Rio luta para renovar a cessão por mais um ano. As negociações estão adiantadas, e Vitinho deverá ser confirmado como o primeiro reforço colorado para 2016.
Inter já definiu premiação ao grupo em caso de vaga na Libertadores
No começo da temporada, com Diego Aguirre no comando, Vitinho era a terceira opção para o ataque - atrás de Nilmar e de Sasha. Depois, com a chegada de Lisandro López e com a ascensão de Valdívia, passou a ser o quinto jogador de frente na preferência do treinador uruguaio.
Ouça: o caminho do Inter na reta final do Brasileirão
Mesmo na reserva, Vitinho foi decisivo em determinados jogos. Foi dele o gol de empate contra o Emelec, no Equador, ainda na fase de grupos da Libertadores. Salvou o Inter contra o Fluminense, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0, na pior semana do clube, quando vinha de eliminação na Libertadores, demissão de Aguirre e goleada no Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão. Além disso, deu a vitória ao Inter em mais quatro jogos do Brasileirão, todos por 1 a 0, contra Coritiba, Joinville, Ponte Preta e Grêmio.
- Vitinho tem a capacidade de definir o jogo com apenas uma conclusão. Ele tem um chute certeiro - avalia Jairzinho.
Wianey Carlet: Inter tem jogado um futebol feio, mas eficiente
O atacante colorado também mereceu elogios de um dos grandes ídolos modernos do clube: Fabiano.
- Vitinho se movimenta com grande facilidade por todo o ataque. Além disso, consegue bater bem ao gol, de qualquer posição do campo.
Luiz Zini Pires: lições que Argel Fucks leva do Gre-Nal
Chamado de "Furacão da Copa de 70", pelo ímpeto com o qual avançava ao ataque, Jarzinho recorda que Vitinho chegou ao Botafogo com 17 anos - contratado ao Audax, do Rio de Janeiro. Na base, foi treinado por Jair Ventura(filho de Jairzinho), então treinador dos juvenis e atualmente auxiliar técnico de Ricardo Gomes na equipe principal do Botafogo.
- Vitinho sempre teve grande velocidade e muita facilidade para bater na bola. Quando chegou ao Botafogo, teve essa valência aprimorada, a partir de treinos específicos. Assim, começou a trabalhar os chutes de média e longa distâncias, além de as conclusões de dentro da área. Sempre foi goleador - afirma Jairzinho. - Seguindo assim, o destino do Vitinho em breve será jogar em um dos gigantes da Europa e ser convocado para a Seleção Brasileira - finaliza o ex-atacante.
Luiz Zini Pires: Inter precisa mostrar mais do que motivação contra o Fluminense
Vice-goleador do Inter na temporada, com 12 gols, sete a menos do que Valdívia, Vitinho será a grande esperança para vencer Fluminense e Cruzeiro, os jogos que restam no ano para que o Inter tente voltar à Libertadores.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES