Se depender do sistema defensivo, o Inter já pode se considerar classificado às quartas de final da Copa do Brasil. Um 0 a 0 às 20h desta quinta-feira, contra o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, basta para colocar o Inter na próxima fase do torneio.
Desde a assunção de Argel Fucks a treinador colorado, a zaga não vazou mais. O Inter, que recentemente havia levado cinco gols em uma só partida, agora, já soma três jogos (Cruzeiro, Ituano e Atlético-PR, além do Fluminense, ainda com Odair Hellmann como interino) sem que a bola visite as suas redes. E entre os destaques dessa nova defesa está Paulão.
Desacreditado nos tempos de Diego Aguirre, Paulão havia disputado apenas 17 partidas no ano, até a chegada de Argel. Na Libertadores, a principal competição do Inter em 2015, por exemplo, ele esteve presente em apenas um jogo: na vitória por 1 a 0, no Beira-Rio, contra o The Strongest (BOL).
Ao conversar pela primeira vez com Argel, Paulão ouviu do treinador para que jogasse de forma simples, sem invencionices nem enfeites. Argel elogiou o vigor físico do zagueiro, além de sua impulsão e velocidade. E deu certo. Desde a formação emergencial do Mineirão, no 0 a 0 com o Cruzeiro, Paulão ganhou a vaga de Juan - que não atuou em Minas Gerais por acusar dores musculares.
- Paulão sempre foi bom jogador, mas parecia estar sem confiança - atesta o ex-zagueiro do Inter e autor do gol 999 em Gre-Nais, Vinícius. - O Paulão não parecia ser mais uma opção para Diego Aguirre. E isso vai abatendo o jogador. Mas sempre achei ele um dos melhores jogadores nesse elenco do Inter - acrescentou Vinícius.
Aos 38 anos, Vinícius jogou com Argel Fucks nos tempos de Beira-Rio e foi comandado pelo treinador no Caxias. Sabe como Argel pensa um sistema defensivo.
- Argel gosta de jogadores com imposição física na área. Paulão é um zagueirão, que vai sempre muito bem quando joga pesado, na raça. É desse estilo de jogador guerreiro que o Argel gosta - afirmou Vinícius.
Talvez também por isso, Argel tenha erguido um paredão na defesa. O mais franzino de seus titulares, William, mede 1m76 de altura. Alisson tem 1m93cm de altura, Paulão, 1m87cm, Ernando, 1m84cm, e Geferson, 1m81cm.
- Paulão é o que chamávamos de xerifão. Aquele zagueiro que intimida os atacantes e que sempre chega junto em cada lance, que não costuma perder a viagem - entende Régis, 39 anos, ex-zagueiro do Inter. - Me parece ter o futebol que o Argel gosta. O Diego Aguirre, por exemplo, preferia o estilo mais clássico do Juan.
Pois será a partir do paredão erguido por Argel, com Paulão como um de seus pilares, que o Inter buscará a vaga às quartas de final, contra um Ituano que confia nas recentes vitórias sobre Joinville, Portuguesa e Goiás, todas nessa Copa do Brasil, para seguir vivo no torneio.
O que precisa
Após vencer o Ituano no jogo de ida, por 2 a 0, confira os resultados que interessam ao Inter na partida no Estádio Novelli Júnior, em Itu:
- Vitória ou empate no Novelli Júnior.
- Derrota por um gol de diferença ou derrota por dois gols de diferença, desde que marcando gol: 3 a 1, 4 a 2, 5 a 3...
- Caso o Inter perca por 2 a 0, a decisão da vaga às quartas de final será decidida nas cobranças de pênaltis.
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES