O Inter terá um novo técnico diante do Tigres, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores: Enrique Carrera, 55 anos. Com a suspensão automática de Diego Aguirre, expulso aos 18 minutos do segundo tempo, diante do Santa Fe - o jogo que classificou o Inter no Beira-Rio -, caberá ao ex-goleiro do El Tanque Sisley comandar o time, da casamata. Aguirre ficará na cabina da comissão técnica, assistindo à partida de um ângulo diferente daquele que já está acostumado.
Inter divulga vídeo motivacional para a partida contra o Tigres
Cria das categorias de base do Peñarol, Carrera fez quase toda a sua trajetória como goleiro em Montevidéu - com uma breve passagem por Assunção, nas temporadas 1984 e 85, quando atuou por Olimpia e Libertad. Se profissionalizou no Peñarol. Jogou no Huracán Buceo, Bella Vista (ambos hoje sem futebol profissional) e El Tanque Sisley (clube da primeira divisão uruguaia).
Sobis fala sobre dupla com Gignac no Tigres: "É muito inteligente"
- Kike sempre foi um líder, um jogador de vestiário, um motivador e agregador - conta o presidente do El Tanque Sisley, Fredy Varela. - Além disso, é um grande amigo de Diego Aguirre. Mesmo ao longe, sempre me pareceu que os dois têm uma ligação muito forte - completa o dirigente.
Nilmar revela desconforto por parada da Libertadores: "A maioria dos jogadores não gostou"
Jogando em um clube pequeno, a temporada 1991 de Carrera no Tanque Sisley foi marcante. A equipe do bairro de Carrasco Norte havia ascendido pela primeira vez em sua história para a primeira divisão uruguaia. Kike era então o goleiro reserva. O titular, Avelino Viña, não chegou a disputar todo o campeonato. Carrera esteve em sete jogos naquela temporada na elite. Porém, entre esses sete, estavam duas partidas históricas do clube: as vitórias sobre os gigantes Nacional e Peñarol.
Imagens: Adriano de Carvalho
- Carrera fez dois grandes jogos. Batemos o Nacional por 2 a 0, com Carrera defendendo um pênalti de Dely Valdés (atacante panamenho, um dos grandes nomes do Nacional nos anos 90 e que depois jogou no PSG), e ganhamos do Peñarol por 1 a 0, com outra grande atuação de Kike - recorda o presidente do El Tanque Sisley.
D'Alessandro fala sobre confronto com o Tigres: "Não há favoritos"
Apesar das duas memoráveis partidas do jovem goleiro, o Tanque foi rebaixado - com o Huracán Buceo. Carrera começou a trabalhar com Diego Aguirre em 2008, como auxiliar técnico da seleção uruguaia sub-20. Seguiram no Peñarol de 2010/2011, no Al-Rayyan de 2011 a 2013, no Al-Gharafa de 2014 até voltarem para a América do Sul, no final do ano passado, e assumirem no Beira-Rio.
Aguirre fecha treino e ganha força a improvisação de Ernando como lateral
Na pré-temporada de Bento Gonçalves, Carrera tratava de motivar os jogadores a cada um dos puxados treinos na Serra. No dia a dia também faz o estilo motivador, como o Inter teve em recentes temporadas com Paulo Paixão e com Fábio Mahseredjian, além de montar os treinos com o técnico do Inter.
Atacante do Tigres dorme demais e perde avião para Porto Alegre
Tendo Enrique Carrera à beira do gramado, o Inter marcou o segundo gol sobre o Santa Fe, que o classificou para a semifinal diante dos mexicanos. Assim que o árbitro peruano Vitor Hugo Carrillo apitou o final de Inter 2x0 Santa Fe, Aguirre correu na direção da casamata e abraçou Carrera, que já comemorava a vaga pulando feito um guri com Eduardo Sasha.
- Enrique Carrera será uma extensão de Aguirre. pensam da mesma forma, estarão em contato e conversarão no intervalo. O Inter não terá prejuízos com essa suspensão, mas precisará fazer de tudo para construir o resultado contra o Tigres ainda em Porto Alegre - aposta o uruguaio e ídolo do Inter nos anos 80 Rubén Paz.
As dúvidas do Inter para o confronto diante do Tigres pela Libertadores
Enrique Carrera poderá ter apenas uma partida como "técnico" do Inter. O advogado do clube Rogério Pastl aguarda a fundamentação da Unidade Disciplinar da Conmebol para montar a defesa do treinador. Com boas chances de ver Aguirre de volta à casamata no jogo de volta, em Monterrey, no dia 22, quando o Inter decidirá a sua vida na Libertadores. Por enquanto, quem comanda é Kike Carrera.
Enrique Carrera
Como jogador:
Peñarol (1979 a 1984)
Olimpia (1984)
Libertad (1985)
Huracán Buceo (1986)
Bella Vista (1987 a 1989)
El Tanque Sisley (1989 a 1992)
Treinador de goleiros
Tacuarembó (2001 a 2003)
Basañez (2003),
Seleção do Uruguai sub-15 (2005)
Seleção do Uruguai sub-20,sub-17 e sub-15 (2006)
Seleção do Uruguai sub-20 (2007 a 2008)
Auxiliar técnico (com Diego Aguirre)
Seleção sub-20 (2008 a 2009)
Peñarol (2010 a 2011)
Al-Rayyan (2011 a 2013)
Al-Gharafa (2014)
Inter (2015)
Acompanhe as informações do Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES