Algumas lacunas estão em branco na memória. Há registros pela metade, talvez suprimidos pelo nervosismo da primeira entrevista. Outros parecem devorados pela saudade que aperta em silêncio o coração dos gêmeos Enzo e Eloá, 11 anos, filhos de Fernandão.
VÍDEO: como o futebol e o tênis ajudam os gêmeos Enzo e Eloá, filhos de Fernandão
Não costumava ser assim, entrega a mãe, Fernanda Bizzotto da Costa, 38 anos, viúva do ídolo colorado. Até o acidente de helicóptero que levou o pai no Araguaia, em 7 de junho, eram os pequenos da casa que relembravam as histórias com a maior riqueza de detalhes.
Do barro ao bronze: como foi feita a estátua de Fernandão
Mas, se alguns registros parecem ter ficados pelo caminho, as feições do pai no imaginário das crianças seguem intactas. Vieram de Eloá os últimos ajustes na estátua de Fernandão que será inaugurada nesta quarta, às 18h, próximo ao memorial feito pelos torcedores ao ídolo.
- O nariz estava meio estranho, assim ó - diz ela, puxando as narinas para cima para exemplificar.
Inter inaugura memorial em homenagem a Fernandão no Beira-Rio
Da genética do pai, veio a arte de cultivar melhores amigos e mantê-los por perto. Os gêmeos fazem do apartamento no bairro Boa Vista um QG da turma. Um colchão inflável no chão da sala basta para acomodar todos. São esses amigos que confortam e iluminam a rotina dos gêmeos nesta volta para Porto Alegre. São eles também que refrescam a memória das estripulias na casa dos Costa quando Fernandão estava vivo.
Como, por exemplo, o "peixe-pizza", um peixe grelhado na churrasqueira com queijo e calabresa em cima, ou o picolé de gaúcho, como chamavam o carré que o "Tio Fernando" fazia. Em casa, Fernandão apostava corrida com a gurizada para jogar videogame. Tudo porque quem chegasse primeiro escolheria qual time seria antes de todo mundo:
Ídolo colorado
Churrasqueiro de mão cheia e superpai: Fernandão por seus filhos Enzo e Eloá
Inter programa série de homenagens ao eterno capitão neste domingo, quando completa um ano da morte do ídolo
Amanda Munhoz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project