Confirmado o calendário da Copa Libertadores, o Inter já se vê envolvido com problemas de calendário, logística e conflitos de datas. Por conta do Campeonato Gaúcho e da principal competição da América, serão 11 partidas em um espaço de 32 dias - média de uma partida a cada três dias - além da possibilidade de uma viagem de pouco mais de 7,5 mil quilômetros em plena semana de Gre-Nal.
O time de Diego Aguirre estreia na Libertadores fora de casa no dia 17 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. O adversário sairá do confronto entre Morelia-MEX e The Strongest-BOL. A menos que utilize um voo fretado para reduzir o tempo das viagens, D'Alessandro, Aránguiz, Alex e os demais jogadores terão de encarar um cansativo percurso.
Caso os mexicanos do Morelia saiam vencedores da partida na primeira fase da Libertadores, serão 12 horas de viagem para superar os 7,7 mil quilômetros entre Porto Alegre e Michoacán. Se o vencedor for o The Strongest e o Inter tiver de ir à Bolívia, a distância até La Paz cai para menos da metade. São 2,3 mil quilômetros, mas, por conta das escalas, o tempo total de voo tem as mesmas 12 horas de duração.
A tabela do Gauchão será revista. Inter x Ypiranga, dia 18 de fevereiro, será transferido para alguma sexta-feira. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definirá a mudança após as festas de final de ano e a posse de Vitorio Piffero como presidente do Inter, dia 5. Não está descartado que a partida contra o Caxias, dia 14, no Centenário, também tenha sua data alterada. O certo é que a primeira rodada do Inter no Gauchão será dia 1º de fevereiro, contra o Lajeadense, na Arena Alviazul.
Quanto ao Gre-Nal, que já teve sua data modificada uma vez, a tendência é que seja mantido para 22 de fevereiro. O clássico da sétima rodada da fase classificatória do Estadual está marcado para as 18h30min. Porém, a data escolhida pela FGF é a mesma que o UFC anunciou a realização de um evento no Gigantinho.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente da FGF, Francisco Novelletto, apontou para nova mudança por conta da dificuldade de segurança dos dois eventos no mesmo dia. A Federação Gaúcha gostaria de levar o jogo para fora do Estado, mas tanto Inter quanto Grêmio não concordaram com a ideia.
A maratona
1º de fevereiro
Lajeadense x Inter
Arena Alviazul, 17h
4 de fevereiro
Inter x São José
Beira-Rio, 19h30min
7 de fevereiro
Inter x Novo Hamburgo
Beira-Rio, 17h
11 de fevereiro
Cruzeiro-POA x Inter
Antônio Vieira Ramos, 22h
14 de fevereiro
Caxias x Inter
Centenário, 16h20min
17 de fevereiro
Monarcas ou The Strongest x Inter
local e horário a definir
18 de fevereiro
Inter x Ypiranga
Beira-Rio, 19h30min
22 de fevereiro
Inter x Grêmio
Beira-Rio, 18h30min
26 de fevereiro
Inter x Universidad de Chile
Beira-Rio, 20h15min
1º de março
São Paulo-RG x Inter
Aldo Dapuzzo, 16h
4 de março
Inter x Emelec
Beira-Rio, 22h
Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES