Dunga teve o sabor de conquistar o primeiro título em um clube na primeira competição que disputou. O mesmo já havia acontecido na Seleção Brasileira. O Gauchão conquistado com o Inter o coloca definitivamente no rol dos principais treinadores do país.
Em sua curta carreira, Dunga disputou seis competições. Em quatro delas, acabou como primeiro colocado. Dunga assumiu a Seleção após a Copa de 2006 e ficou até após a de 2010. Foi campeão da Copa América de 2007, da Copa das Confederações de 2009 e primeiro lugar nas Eliminatórias para a Copa, além do título gaúcho. Perdeu, claro, a competição mais importante que disputado, a Copa do Mundo. E foi terceiro lugar na Olimpíada de 2008. Ou seja: aproveitamento de 66,6% se for levada em consideração a colocação nos torneios. Foram três títulos em cinco disputados, já que a Eliminatória dá apenas vaga para a Copa: 60% de aproveitamento nos títulos jogados.
O trabalho agrada, e muito, no Inter. O vestiário blindado é um dos trunfos do comandante colorado. DAlessandro, sempre que tem a oportunidade, diz que o clube mudou em relação ao ano de 2012 após a chegada do capitão do tetra.
Quem sempre esteve com Dunga neste processo foi o preparador físico Paulo Paixão. O clima afiado entre os dois vem desde os tempos em que o ex-volante estava no Japão e era treinado pelo preparador, que viria a ser companheiro de comissão técnica na Seleção e no Inter.
- Acho que essas situações todas vêm de uma confiança. Se você tem isso, você consegue entender todas as decisões tomadas nos momentos necessários. Ele sempre foi comandante, jogou comigo no Japão. Ele está melhor do que no tempo na Seleção, provou que tem o conhecimento também do dia a dia - comentou Paixão.
O treinador terá agora outros dois desafios pela frente, um deles grandioso: colocar o Inter novamente na briga pelo título brasileiro. Os gaúchos venceram a competição pela última vez em 1979 e desejam esta taça. Além do Brasileirão, o Colorado joga também a Copa do Brasil - competição pela qual empatou com o Santa Cruz e joga no próximo dia 15, no Centenário.