Agora é o Santos. Com uma boa largada na Taça Farroupilha, o Inter pode pensar na Libertadores com a sensação de dever cumprido no estadual. Com gols de Oscar e Leandro Damião, o time de Dorival Júnior venceu o Ypiranga nesta noite, no Beira-Rio. Dátolo e Nei também foram boas surpresas na partida. O Ypiranga descontou com Anderson.
GALERIA: crianças entram com jogadores no Beira-Rio
FOTOS: como foi a partida entre Inter x Ypiranga
O Ypiranga veio ao Beira-Rio para jogar no contra-ataque. Montou um ferrolho junto à intermediária de defesa e, quando recuperava a bola no ataque colorado, partia em velocidade. Sempre com cinco jogadores fechando a área, a troca de passes entre Oscar, João Paulo, Dagoberto e Damião não surtia efeito.
Então, restou ao Inter apostar na bola área. Elton, pela direita, e Kleber, pela esquerda, alçavam a bola para área. Damião e Bolívar - como elemento surpresa, nas bolas paradas - tentavam o cabeceio. Mas encontravam sempre bem posicionado o bom goleiro Visotto.
Aos 23 minutos, a primeira grande chance do jogo foi colorada. Após uma bobeira do Ypiranga, que errou um passe na intermediária, a bola sobrou de Dagoberto a Damião. O atacante do Inter se atrapalhou na conclusão e a bola voltou para Dagoberto. Quando houve o chute, zaga tirou em cima da linha. O Inter cobrou Roger Goulart que o defensor do Ypiranga usou a mão para impedir o gol - o que realmente ocorreu - , mas o árbitro nada marcou.
A verdade é que o Inter sentiu a falta de D'Alessandro, poupado com dores musculares. Mas, ainda assim, Dorival Júnior tem Oscar. Foi do jovem camisa 16 a cobrança de uma falta com maestria, aos 29 minutos. O meia colorado tirou da barreira, em curva, à esquerda de Visotto. Sem chance para o goleiro do Ypiranga. Porém, três minutos depois, com outra bola parada, foi a vez de o Ypiranga empatar. Anderson empurrou para a rede em uma bobeira da defesa do Inter. Os jogadores colorados ficaram assistindo ao adversário subir livre em meio da área do Inter.
Segundo tempo com Dátolo e Nei
Para recuperar o condicionamento físico e com o pensamento voltado para a partida contra o Santor, Dorival projetou a entrada de Dátolo e Nei no início do segundo tempo. O lateral-direito estava sem jogar desde o início de fevereiro devido a uma artroscopia no joelho direito. Dátolo, com dores no pé, estava sendo preservado dos treinamentos e necessitava de ritmo de jogo. Com apenas um volante de ofício - Sandro Silva, apesar de Elton ter sido puxado para o meio - o Inter partiu com tudo para ataque.
O argentino deu mobilidade para o time de Dorival Júnior. E era o que faltava ao Inter. Dátolo passou a atuar mais pelo lado esquerdo, em bons tabelamentos com Kleber. Oscar centralizava um tanto mais. E Dagoberto fechava pela direita. Damião era a referência. Aos 10 minutos, foi com Dátolo a primeira chance da etapa final: Dagoberto deixou o meia pifado em frente a Visotto. O goleiro do Ypiranga fez milagre.
O Inter voltou à frente do placar aos 14 minutos. Elton chegou como elemento surpresa. Foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola encontrou Damião, que bateu prensado na primeira vez, mas na segunda enfiou o pé, com raiva. Estava na rede o terceiro gol do atacante colorado na temporada.
O nome do Inter na segunda etapa era Dátolo. Aos 25 minutos, Nei, que deu qualidade ao lado direito do Inter, cruzou na cabeça do argentino. O meia subiu mais que os zagueiros, com perigo e assustou Visotto.
Com a vitória na estreia da Taça Farroupilha, o Inter pode pensar efetivamente no Santos, na segunda partida pela fase de grupos da Libertadores, quarta-feira. Para a partida na Vila Belmiro, às 19h45min, Dorival Júnior deve ter a volta de D'Alessandro e Índio. Tinga também surge como opção.
Taça Farroupilha - 1ª rodada - 3/3/2012
Local: Estádio Beira-Rio - Porto Alegre-RS
Horário: 21h
INTER: Muriel; Elton, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber; Bolatti (Nei, no intervalo), Sandro Silva, Oscar e João Paulo (Dátolo, no intervalo); Dagoberto (Marcos Aurélio, 21 minutos do segundo tempo) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
YPIRANGA: Fernando Visotto; Jefferson, Anderson Santos, Éder Gaúcho (Mateus Magro, 11 mintuos do segundo tempo) e Cléber; Pansera (Lucas Silva, 26min do segundo tempo), Almeida, Evandro e Ederson; Tiago Duarte e Bergson (Rodrigo, aos 21min do primeiro tempo). Técnico: Leocir Dall'Astra
Gols: Oscar (I), aos 29 minutos, e Anderson (Y), aos 32 minutos do primeiro tempo. Leandro Damião (I), aos 14 da etapa final.
Cartões amarelos: Almeida, Jefferson, Pansera (Y), Bolatti, Dátolo, Elton (I)
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Sedenir Martins e Antônio César Padilha.
Próximos jogos:
07/03 - 19h45 Santos x Inter (Libertadores)
10/03 - 21h Santa Cruz x Inter (Gauchão)
13/03 - 22h Inter x The Strongest (Libertadores)