Após o anúncio da saída de Renato Portaluppi do Grêmio, o treinador deixou o hotel onde mora em Porto Alegre e atendeu a imprensa de dentro do carro. O técnico de 62 anos falou rapidamente sobre a decisão de sair do clube, confirmando o que já havia sido anunciado em nota.
— Fiz tudo pelo clube, sempre trabalhei, fui sincero e dei meu máximo. Faz parte. Tá na hora de dar um descanso para a minha cabeça. Infelizmente chegou ao fim mais um ciclo, mas sei que as portas estarão sempre abertas para mim. Ninguém vai apagar minha história no clube — disse.
O final de temporada brigando para se manter na elite do Brasileirão e outros atritos dificultaram a renovação de contrato. Renato estava em sua quarta passagem pelo clube. Ele retornou em 2022, ajudou o Grêmio a subir para a Série A, venceu mais dois Campeonatos Gaúchos e foi vice-campeão brasileiro.
— Nem mais leve e nem mais pesado. Estou com minha consciência tranquila. Tomei essa decisão junto do presidente, já era a hora. Falei para vocês que no momento que eu achasse que estava atrapalhando, eu iria embora. Agradecer o presidente, a diretoria e a nossa torcida. A vida é assim. Não sei o que vou fazer da minha vida, preciso de férias — finalizou.