Em 2024, Pedro Geromel deixa os gramados e entra na história, não só do Grêmio, mas da capital dos gaúchos. Na noite desta quarta-feira (13), o zagueiro de 39 anos recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, conferido pela Câmara de Vereadores.
O atleta gremista, que anunciou em outubro a aposentadoria para o final desta temporada, recebeu a homenagem no plenário do parlamento porto-alegrense, acompanhado do presidente do Grêmio, Alberto Guerra. A honraria foi proposta pelo vereador Claudio Janta (Solidariedade). O vereador João Bosco Vaz foi o presidente da sessão
— Não foi eu que escolhi o Grêmio e Porto Alegre. Foi o Grêmio e Porto Alegre que me escolheram. Sou muito grato por isso. É uma honra, um prazer e um privilégio — agradeceu o atleta, de forma comedida, no microfone do plenário Otávio Rocha.
Após a homenagem, Geromel recebeu torcedores, tirou fotos e autografou camisas em uma sala da Câmara. Cerca de 50 pessoas formaram fila para ter o breve contato com o ídolo.
— Foi um dos jogadores mais vitoriosos do Grêmio, não à toa foi para a Seleção. Que o teu exemplo como cidadão de Porto Alegre sirva para os jovens. Que agora fora do futebol a tua vida siga sendo de vitórias e de conquistas. Nós que agradecemos que escolheu o Grêmio e escolheu Porto Alegre para viver — afirmou o vereador Cláudio Janta na sessão.
Histórico
O paulista Pedro Tonon Geromel foi contratado pelo Grêmio em dezembro de 2013. O jogador, que veio do Mallorca, da Espanha, construiu uma trajetória pavimentada por taças e, com a braçadeira de capitão, foi um dos símbolos do mais recente período de glórias do Tricolor.
— Tu representas tudo aquilo que a gente espera de um jogador. Toda a tua raça, qualidade. Não só das vitórias, gosto de me lembrar daqueles momentos que não são tão bons, da tua fibra e coragem. Tu és daqueles atletas que transcendem a questão do clube. O Geromel talvez seja um dos três melhores zagueiros que vi jogar. O que fica para sempre é um verdadeiro cidadão, líder dentro e fora de campo — frisou o presidente Guerra, também convidado a falar na sessão.
Entre os títulos conquistados nas 11 temporadas pelo clube estão a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017, a Recopa Sul-Americana de 2018 e sete campeonatos gaúchos em sequência, desde 2018. Ao todo, são 406 jogos com a camisa do Grêmio, com 15 gols e cinco assistências.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.