O plano do Grêmio não deu certo. A aposta em uma formação mais defensiva, moldada para buscar o contra-ataque, não conseguiu conter o ímpeto do Palmeiras. A derrota por 1 a 0 em São Paulo não reflete o que foi o domínio feito pelos paulistas no jogo na Arena Palmeiras.
Os donos da casa arriscaram 35 vezes contra o gol de Marchesín, que evitou uma goleada com suas defesas. Agora com mais cinco jogos para encerrar o Brasileirão, o objetivo do Tricolor é evitar um fim de ano de mais tensão.
Renato Portaluppi não fez rodeios para explicar o que viu em São Paulo. O técnico reconheceu que a estratégia montada não deu certo. E que se não fosse por uma atuação de alto nível de Marchesín, o placar seria ainda pior para o Grêmio.
— O Marchesín esteve em uma excelente noite. Tínhamos nossa proposta. Sabíamos que o Palmeiras iria nos pressionar bastante. Eles precisavam da vitória para seguir na briga do título, mas sabíamos que ele iriam ser pressionados pela torcida. Estávamos esperando a hora certa para contra-atacar. Quando iria colocar o time mais para a frente, levamos o gol — lamentou.
O técnico reconheceu que sua equipe repetiu um desempenho abaixo do esperado. Uma dinâmica vista muitas vezes no Brasileirão, com 16 derrotas em 33 derrotas na competição. Mas prometeu mudanças para a próxima rodada, quando o Grêmio recebe o Juventude na Arena.
— Sabíamos que iriamos sofrer. Sofremos até demais. A gente não fez uma grande partida, mas tem horas que precisamos saber sofrer e respeitar o adversário. Não deu certo o nosso esquema hoje. Agora temos o Juventude na Arena e vamos mudar nossa maneira de jogar. Em casa, e na frente da nossa torcida, precisamos colocar uma equipe mais ofensiva — disse.
Além da derrota, o Grêmio traz de São Paulo outro problema para a próxima rodada do Brasileirão. Jemerson levou o terceiro cartão amarelo e será desfalque contra o Juventude. A tendência é de que Gustavo Martins tenha a chance de voltar ao time. O zagueiro está em recuperação de uma lesão muscular.
De folga até a próxima terça-feira, o grupo de jogadores e Renato terão oito dias de treinos até o jogo do dia 20 de novembro para ajustar o time para uma partida decisiva para os interesses do Grêmio no ano.