Enquanto o avião do empresário Celso Rigo voava de Pelotas até Santiago, no Chile, na manhã desta segunda-feira (18), o técnico Renato Portaluppi realizava no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o penúltimo treino do Grêmio antes de enfrentar o Juventude.
Mesmo com a logística montada para trazer de volta os jogadores selecionáveis após a participação em mais uma rodada das Eliminatórias, o treinador gremista precisa definir uma escalação para o compromisso desta quarta (20), que pode encaminhar a permanência tricolor na Série A do Brasileirão.
Sem ter a certeza de que poderá contar com Aravena e Soteldo, que deverão ser titulares no duelo entre Chile e Venezuela, marcado para às 21h desta terça (19), restam poucas alternativas para ocupar a ponta esquerda a não ser o argentino Pavon, recuperado de um desconforto muscular. Além dele, sobrariam os jovens Alysson Edward e Nathan Fernandes — este último entregue a um período de treinos com a seleção brasileira sub-20 na Granja Comary.
Por isso, Edenilson pode ser mantido na equipe, mas com uma função diferente. Ao invés de formar um trio de volantes, como ocorreu nas partidas contra Fluminense e Palmeiras fora de casa, ocuparia o corredor direito. Assim, Cristaldo e Monsalve disputariam a vaga de meia-central.
— No momento que falo que os dois não tem condições de jogarem juntos, é sobre o início de uma partida. No início, fica difícil, porque a característica deles não é de correr atrás do lateral, mas tem circunstâncias em que eles podem jogar juntos, sim. Faltando 15 ou 20 minutos, é uma coisa. Outra coisa é você começar com os dois, principalmente tendo os laterais do Palmeiras, que apoiam bastante. Tem horas que você pode arriscar — avaliou Renato após a última rodada.
O suspense se mantém também na dupla de volantes, já que não há garantia de que Villasanti seja titular no jogo entre Bolívia e Paraguai, na altitude de El Alto, às 17h de terça-feira. Caso o paraguaio chegue desgastado, Dodi e Pepê seriam as opções para abrir o meio-campo.
Na defesa, o jovem Gustavo Martins é o candidato natural a herdar a vaga do suspenso Jemerson. Diante deste cenário, uma provável formação gremista teria: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson, Cristaldo (Monsalve) e Pavon; Braithwaite.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.