O Comitê Olímpico do Brasil (COB) começou nesta quinta-feira (28) a divulgar os vencedores do prêmio Melhor da Modalidade, que receberão seus troféus no dia 11 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. Até domingo (1º) também serão conhecidos os demais vencedores por modalidades e os finalistas do Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé e do Atleta da Torcida.
O processo para a escolha dos indicados como melhores das modalidades envolveu um colégio eleitoral formado por dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.
A goleira do Grêmio, Lorena, venceu no futebol. Ela foi a melhor em campo nas três vitórias da seleção nos Jogos Olímpicos, incluindo as duas partidas da fase eliminatória que levaram o Brasil até a prata em Paris. É a segunda vez seguida que o prêmio do futebol é entregue a uma mulher. Em 2023, a vencedora foi Kerolin.
No vôlei, pela terceira vez seguida o prêmio será entregue para Gabi. A capitã da seleção feminina foi o grande nome do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024, onde foi a terceira maior pontuadora do torneio e conquistou a medalha de bronze.
Após disputar sua terceira e última Olimpíada, Marcelinho Huertas foi o escolhido como melhor do ano no basquete. O armador de 41 anos se tornou o maior assistente da história do Campeonato Espanhol, apontado como segundo mais forte campeonato nacional do basquete mundial.
Líder da seleção feminina que disputou os Jogos de Paris, Bruna de Paula faturou o tetra no handebol. Na temporada, ela ajudou o Gyori, da Hungria, a vencer a Champions League.
Pelo nono ano seguido, o rugby teve uma mulher escolhida a melhor da modalidade. A eleita da vez foi Thalia Costa.
Fora dos Jogos Olímpicos Paris 2024, polo aquático, hóquei sobre a grama e basquete 3x3 tiveram novos nomes escolhidos como melhores do ano.
No hóquei sobre a grama, o eleito foi Lucas Varela, da seleção sub-21 e do Rio Hockey. No polo aquático, o prêmio vai para Gabriel Sojo, do Sesi Ribeirão, enquanto a melhor do ano no basquete 3x3 foi Luana Batista de Souza, que jogou a LBF pelo Sampaio Basquete.
Confira os vencedores já divulgados:
- Basquete 3x3 – Luana Batista
- Basquete 5x5 – Marcelinho Huertas
- Futebol – Lorena
- Handebol – Bruna de Paula
- Hóquei Sobre a Grama – Lucas Varela
- Polo Aquático – Gabriel Sojo
- Rugby Sevens – Thalia Costa
- Vôlei – Gabi Guimarães