O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, recebeu uma homenagem do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Durante a Assembleia Geral da ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais), em Cascais, Portugal, Bach entregou ao dirigente brasileiro um troféu com o formato da sede do COI.
A comenda é exclusiva e dirigida a líderes de Comitês Olímpicos Nacionais com reconhecido trabalho e respeito aos valores que regem o Movimento Olímpico.
No encontro, Bach elogiou a retomada do COB após os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os avanços administrativos e esportivos. Neste período, o Brasil conquistou recordes de medalhas em Jogos Olímpicos (Tóquio 2020 e Paris 2024) e Pan-Americanos (Lima 2019 e Santiago 2023).
A gestão ainda criou inovações como os programas GET (Gestão, Ética e Transparência) e Esporte Seguro; o streaming oficial do COB, o Canal Olímpico do Brasil; e bateu recorde de patrocinadores em um ciclo (21).
— Foi uma surpresa extremamente agradável, um gesto de profundo carinho e respeito do presidente Bach. Fico honrado em receber um reconhecimento tão representativo. Demonstra que o trabalho sério feito no COB tem o apreço do COI. O presidente Bach foi extremamente elogioso ao trabalho feito desde 2017 no COB, e as palavras me deixaram lisonjeado. Hoje o Brasil ocupa um cenário de destaque no Movimento Olímpico em vários aspectos e o caminho está pavimentado para os próximos ciclos — comentou Paulo Wanderley.
A atual gestão do COB será encerrada em 15 de janeiro de 2025, quando Marco La Porta e Yane Marques irão assumir a direção da entidade pelos próximos quatro anos.