Contratado sem alarde em julho pelo Grêmio, o chileno Alexander Aravena não faz exatamente o perfil preferido do técnico Renato Portaluppi. Com 22 anos e sem experiência anterior pelo Brasil, o atleta precisou de algumas semanas para se adaptar e conquistar o treinador, mas, de forma discreta, tornou-se peça-chave no esquema. Contra o Palmeiras, nesta sexta (8), o atacante vai para o sétimo jogo seguido como titular.
Historicamente, Renato tem certa cautela com estrangeiros jovens que vivem a sua primeira experiência no futebol brasileiro. Aravena, contudo, venceu essa "resistência" e, em cerca de dois meses, chamou atenção do comandante pela habilidade na recomposição, precisão no passe, efetividade, inteligência e comprometimento.
— O Alex (Aravena) é um jogador que chegou há pouco tempo e está se adaptando ao clube, mas vem evoluindo, estamos lapidando ele, corrigindo algumas coisas. É um garoto que gosta de trabalhar, escuta, faz o que a gente pede, mas é normal, por causa da idade, cometer erros. É um garoto que tem muito para nos dar. É difícil para um estrangeiro quando chega no clube, não fala o idioma, e ele chegou em meio a uma turbulência grande. Mas tenho certeza que vai nos dar alegrias — elogiou o técnico gremista.
Após o jogo contra o Palmeiras, o atacante irá se apresentar à seleção chilena para os jogos das Eliminatórias contra Peru, na sexta (15), e Venezuela, no dia 19. O Tricolor cogita inclusive fretar um voo para transportar o atleta de Santiago a Porto Alegre a tempo do jogo contra o Juventude, no dia 20.
Recomposição
O chileno é considerado por Renato um ponta capaz de ser defensivo e ofensivo no mesmo jogo. Ao mesmo tempo em que leva perigo à frente, sabe cobrir os espaços dos pontas e laterais adversários, recompondo com eficiência e ajudando a dar solidez defensiva ao time.
Efetividade
Com dois gols e duas assistências no Brasileirão, Aravena é considerado um jogador efetivo e objetivo, dando uma definição à jogada assim que possível. Tanto que tem o mesmo número de assistências de Soteldo na competição, mesmo tendo atuado menos da metade do tempo que o venezuelano. Além disso, o chileno finaliza mais e precisa de menos arremates para balançar as redes.
Passe preciso
Outro ponto que chama atenção é o baixo índice de passes errados. De acordo com números do site de estatísticas Footstats, Aravena tem 98 passes certos e apenas 10 passes errados, um aproveitamento de 90,7%, considerado alto, sobretudo pela zona do campo em que atua e pelo grau de dificuldade dos seus passes.
Inteligência
A inteligência de Aravena é outra característica que chama atenção nos bastidores do CT Luiz Carvalho, seja pela sua facilidade para entender instruções da comissão técnica ou aspectos táticos do jogo, seja pela forma como aparenta encarar a carreira, demonstrando ambição para crescer na carreira e, ao mesmo, respeito aos companheiros e esforço para se adaptar a um novo país.
Comprometimento
Apesar das armadilhas que o mundo do futebol por vezes coloca no caminho de jovens jogadores que começam a ganhar fama e dinheiro muito cedo, Aravena demonstra ter um excelente comportamento extracampo, dormindo cedo, tendo dieta balanceada e se dedicando aos treinamentos.