Pela manhã, quando acorda, o torcedor do Grêmio lava o rosto e vai encarar a vida, precisa enfrentar a realidade. A zona de rebaixamento está mais próxima do que um lugar na Libertadores.
A distância para o Z-4 está em três pontos. Ainda há gordura para evitar o desespero, mas a rodada não foi das mais favoráveis.
O espaço entre Grêmio e Bragantino, o primeiro rebaixado de momento, está em três pontos — era de cinco antes do início da 33ª rodada. Como tem menor número de vitórias, a equipe paulista não possui condições de passar os gremistas na próxima rodada. Ainda há Vitória, Fluminense, Criciúma e Juventude separando os dois clubes.
O aproveitamento atual para escapar da visita à Segunda Divisão é de 37%. Em números brutos, 43 pontos bastam para evitar a queda, no cenário atual. Restam 15 pontos em disputa e faltam quatro para chegar à provável salvação. Um aproveitamento de 26,6%.
— O Grêmio está nessa situação por tudo que passou lá atrás. Olhe a quantidade de jogos que perdemos lá atrás, na época da enchente. Jogamos sem atacante em uma parte, improvisando jogadores. Pode ficar tranquilo, comigo aqui o Grêmio não vai cair — justificou e garantiu Renato, ainda em setembro.
A batalha pode ficar um pouco mais difícil. O Athletico-PR, o 18º colocado, tem uma partida a menos. Se vencer o jogo adiado contra o Atlético-MG, os paranaenses aumentam a exigência para a salvação em um ponto. Nesse contexto, o Grêmio precisaria somar cinco pontos, um terço do que ainda há em disputa.
— Entre o campo e a matemática, sou sempre o campo. Ao mesmo tempo, tem de respeitar a matemática. Enquanto tem bambu tem flecha, como diz o Everaldo Marques. Tem que se dar margem ao aleatório, e estamos falando de futebol. O Grêmio disputa, claramente, a fuga do rebaixamento. O Grêmio joga para o gasto, mesmo. Nos últimos 10 jogos, o time perdeu a força — avalia Sérgio Xavier Filho.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira da semana que vem (dia 20), quando recebe o Juventude. A preparação para a partida começa nesta terça (12), após o elenco ter recebido três dias de folga.