Às vésperas do Gre-Nal 443, o assunto envolvendo arbitragem voltou à tona no cenário da dupla Gre-Nal. No caso do Grêmio, o debate não ficou apenas em torno da indicação de Bruno Arleu de Araújo para ser o árbitro central. Mas também existem críticas relacionadas à indicação do VAR Marco Aurélio Ferreira.
O árbitro de vídeo foi lembrado pelo vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, na sua participação no programa Sem Filtro, nesta quinta-feira (17). O dirigente criticou o fato de o VAR não ter corrigido a expulsão de Monsalve no empate sem gols com o Botafogo, dia 28 de setembro, pela 28ª rodada do Brasileirão .
— O VAR do Gre-Nal é o que não corrigiu a expulsão do Monsalve, que deu toda aquela polêmica com o Botafogo. É um lance que um leigo no futebol sabe que o jogador cai com um delay de cinco segundos. A arbitragem brasileira tem muitos problemas, não tem critério — relembrou Brum.
O árbitro do jogo foi Maguielson Lima Barbosa, do Distrito Federal. O juiz mostrou cartão vermelho direto para o colombiano aos 44 minutos do segundo tempo. Em súmula, ele explicou que a expulsão se deu por "golpear com cotovelo no rosto de seu adversário, o sr. Victor Alexandre da Silva com uso de força excessiva, fora da disputa de bola".
Olhando a imagem, é possível ver Monsalve abrindo o braço e atingindo a boca do adversário. No entanto, também é possível perceber que o lance não é de tanta gravidade como o que estava exposto na súmula.
— É lamentável a expulsão que aconteceu hoje (contra o Botafogo). O árbitro expulsa no campo, e o VAR não chama para corrigir — reclamou o dirigente após o jogo contra o líder do Brasileirão.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.