A defesa do Grêmio terá uma sequência inédita no Brasileirão. Após 31 rodadas disputadas na competição, a comissão técnica poderá manter a mesma estrutura do miolo da defesa.
Se nenhuma surpresa acontecer na atividade desta quinta (31) antes da viagem da delegação para o Rio, Rodrigo Ely e Jemerson farão o quarto jogo consecutivo juntos nesta sexta (1), às 21h, no Maracanã. Essa será a maior sequência em que dois zagueiros atuaram juntos na temporada.
Será apenas a terceira vez em 31 rodadas que Renato conseguirá repetir a mesma dupla de defesa de uma partida para a outra. A primeira oportunidade em que os mesmos defensores foram utilizados aconteceu em partidas com o time reserva.
Gustavo Martins e Natã enfrentaram Athletico-PR e Cuiabá. Depois, Gustavo Martins e Kannemann atuaram no empate sem gols com o Botafogo e na vitória sobre o Fortaleza.
Rodrigo Ely e Jemerson vêm de uma sequência de três partidas como titulares: as derrotas para o Atlético-MG e o Inter e a vitória diante do Atlético-GO. E os treinamentos da semana indicam que eles deverão ser os escolhidos para enfrentar o Fluminense no Maracanã.
Na avaliação de quem já viveu essa situação, a sequência de jogos juntos só traz benefícios aos defensores.
— Auxilia no entrosamento. Quanto mais jogos, melhor. Mas a rotatividade está muito alta no Grêmio. Uma hora é Geromel, depois Ely e outros. Dá para conhecer o outro com duas partidas. Mas quanto mais partidas, melhor. Estou achando o Jemerson um pouco inseguro, até pelo pênalti. O Ely tenho achado mais seguro — comentou Alex Xavier, ex-zagueiro do Grêmio.
Duas das três opções mais utilizadas por Renato não estão disponíveis. Kannemann é o segundo zagueiro que mais entrou em campo na temporada. Seus 31 jogos só ficam atrás de Rodrigo Ely, que disputou 35 partidas.
Em recuperação de uma virose, segundo o técnico, o argentino não será opção para o confronto desta sexta. Ele voltou a realizar trabalhos físicos leves no CT Luiz Carvalho, mas segue sem trabalhar com bola junto aos demais companheiros.
— Eu tinha conversado com ele (Kannemann) depois do Gre-Nal, em que ele teve uma dor muscular muito forte e não pode ficar à disposição. No dia seguinte (do clássico), troquei algumas ideias com ele e estava tudo certo. Só que, no outro dia ainda, ele ligou para o médico do clube e disse que precisava ir ao hospital fazer exames — comentou Renato.
Gustavo Martins, terceiro defensor que mais jogou em 2024, também não será alternativa a curto prazo. O zagueiro está em tratamento para uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda. O problema aconteceu na vitória sobre o Fortaleza, aos 31 do primeiro tempo, no dia 4 de outubro.
Geromel, Rodrigo Caio e Natã são as opções à disposição. Todos receberam chances em diferentes momentos do campeonato, mas são pouco cotados para iniciar uma partida.
Formações mais usadas no Brasileirão
Duplas
- Gustavo Martins e Kannemann - 6 jogos
- Rodrigo Ely e Kannemann - 5 jogos
- Rodrigo Ely e Jemerson - 4 jogos
- Geromel e Gustavo Martins - 4 jogos
- Gustavo Martins e Natã - 3 jogos
- Rodrigo Ely e Natã - 2 jogos
- Rodrigo Ely e Gustavo Martins - 2 jogos
- Rodrigo Ely e Geromel - 1 jogo
- Rodrigo Caio e Jemerson - 1 jogo
- Rodrigo Caio e Gustavo Martins - 1 jogo
Trio
- Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann - 2 jogos
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.