O treino do Grêmio da manhã desta terça-feira (1°) contou com o retorno de três jogadores que estavam no departamento médico, comprovando que o técnico Renato Portaluppi ganhará reforços para enfrentar o Fortaleza, na próxima sexta (4). O Tricolor tem mais dois treinamentos antes de receber a equipe cearense.
Do trio, Soteldo é quem tem o retorno praticamente certo. Por desgaste físico, o atacante venezuelano foi preservado da última partida, contra o Botafogo, em Brasília, sendo substituído por Aravena. Desta forma, deve retomar a titularidade.
A maior dúvida diz respeito ao atacante Pavon, que não atua desde a eliminação na Libertadores, no fim de agosto, quando teve diagnosticada uma lesão muscular na coxa direita. Agora, disputa posição com Edenilson, que voltou a ser escalado aberto pela ponta direita do campo, posição em que o argentino costumava atuar.
Quem também foi liberado para trabalhar com o restante do elenco é o lateral-direito Fabio, que tende a continuar na reserva de João Pedro. O mesmo vale para o centroavante Diego Costa, que cumpriu suspensão na última rodada e volta a ser uma alternativa para Braithwaite.
Por outro lado, os zagueiros Jemerson e Rodrigo Ely ainda não foram liberados para reaparecer no gramado do CT Luiz Carvalho e devem continuar desfalcando o time.
Além da zaga, as outras definições passam pelos substitutos de Marchesín e Villasanti, que receberam o terceiro cartão amarelo. Expulso contra o Botafogo, Monsalve também está impedido de atuar.
A provável equipe gremista tem: Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson (Pavon), Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.