Na 11º posição no Brasileirão, o Grêmio tem apenas 1,2% de chances de se classificar à Libertadores, segundo os dados da UFMG. Por outro lado, o percentual cresce quando se trata da possibilidade de rebaixamento (5,1%). Portanto, o Gre-Nal deste sábado (19) pode ser definitivo para o Tricolor escapar de vez do Z-4 e se consolidar na zona de classificação à Sul-Americana.
Um exemplo a ser tomado pode ser um clássico de 21 anos atrás, quando o Grêmio vivia seu centenário. A situação na tabela era bem mais delicada do que agora e, ainda assim, bastou a vitória no Beira-Rio para o Tricolor embalar uma arrancada que o afastou da zona do rebaixamento.
O centroavante Christian, aos 34 minutos do primeiro tempo, marcou o gol da vitória gremista em um chute forte da entrada da área, vencendo Clemer.
— Lembro bem a chegada no Beira-Rio, a pressão da torcida. Poderia ser o fim da linha daquele grupo. Foi uma retomada para evitar o rebaixamento no ano de centenário do clube. Um dos momentos mais complicados da minha carreira como atleta, de viver esse pico de pressão e de ser um clássico — recorda Christian.
Roger Machado, agora no comando do Inter, fazia parte daquele plantel tricolor, porém não participou do Gre-Nal por ter sido expulso na rodada anterior, contra o Fortaleza.
Reação começou no Beira-Rio
O Grêmio amargava a lanterna do primeiro Brasileirão de pontos corridos quando foi ao Beira-Rio enfrentar o Inter na 36ª rodada da competição, em 12 de outubro de 2003. Eram 24 times na disputa e, portanto, restavam 11 rodadas para o Tricolor tentar escapar do rebaixamento.
Enquanto isso, o Colorado ocupava a sexta posição e estava em busca de uma vaga no G-5 para classificar-se à Libertadores de 2004.
Foi na casa do maior rival, entretanto, que a lei do ex funcionou com Christian, e o Grêmio venceu o clássico por 1 a 0, iniciando a arrancada para escapar da Série B.
— Eu só acabei finalizando daquela maneira e terminando o trabalho de todos. Conseguimos contribuir naquele momento de perigo na história do clube. Foi como um divisor de águas para a manutenção na Série A — acrescentou Christian.
Após vencer o Gre-Nal, o time gremista acumulou outras cinco vitórias e dois empates nas rodadas restantes. No último confronto, um 3 a 0 sobre o Corinthians, no Olímpico, garantiu o Grêmio na elite.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.