O técnico Renato Portaluppi tem um dilema para resolver na ponta esquerda do Grêmio. Nesta reta final de Brasileirão, o setor vive uma disputa acirrada entre Aravena e Soteldo. A escolha deve ser apontada pelo treinador já na partida desta sexta (1), contra o Fluminense, no Maracanã.
Conforme apurado por GZH, a comissão técnica considera que há prós e contras muito significativos para os dois atletas. Os principais são as características de cada um. Enquanto o chileno é melhor na recomposição, o venezuelano é considerado mais habilidoso.
Aravena vem de uma sequência de cinco jogos seguidos como titular, marcando dois gols e dando uma assistência. Além disso, o atleta é visto como muito bom na marcação pelo corredor esquerdo. Tanto que, neste período, o Tricolor sofreu apenas três gols, um índice bem melhor do que o das partidas anteriores, quando Soteldo era utilizado na função.
Entretanto, Soteldo também tem suas vantagens na briga pela vaga. Chamado de "craque" por Renato em uma entrevista no primeiro semestre, o venezuelano é um dos artilheiros do time no Brasileirão, com cinco gols, ao lado de Cristaldo e Braithwaite. Na avaliação da comissão técnica, do ponto de vista ofensivo, o atleta dá uma resposta superior.
Um indício de que Soteldo pode ser o escolhido foi a substituição realizada por Renato durante a vitória sobre o Atlético-GO, no último sábado (26). Quando promoveu o ingresso de Edenilson, para reforçar a marcação, o treinador sacou Aravena, mantendo o venezuelano.
Por outro lado, na entrevista coletiva após o jogo, o treinador fez menção aos problemas extracampo de Soteldo, embora tenha rasgado elogios ao jogador.
— Ele joga "pra caramba". Ele é abusado mesmo, eu gosto deste tipo de jogador. Ele cria muitas oportunidades de gol para a gente. Se ele tivesse 1m80cm (de altura), nem o exército do (presidente da Venezuela, Nicolás) Maduro parava ele. Mas tem o outro ladinho dele também. Não é fácil trabalhar com esse cara. Mas esse trabalho todo que ele me dá durante a semana é o trabalho que ele dá em dobro para o adversário no fim de semana — disse o treinador.
A definição sobre quem joga será tomada a partir do treino desta quarta (30), no CT Luiz Carvalho.