As duas últimas partidas do Grêmio tiveram como uma das novidades a presença de Aravena como titular. Ele esteve presente no empate com o líder Botafogo e na vitória sobre o Fortaleza, outro postulante ao título do Brasileirão.
Posicionado na ponta esquerda, o chileno tem executado de forma diferente a função que era de Soteldo e vem se consolidando como titular. Com o venezuelano na seleção, Aravena terá diante do Atlético-MG, nesta quarta-feira (9), mais uma oportunidade para iniciar e para mostrar a Renato Portaluppi que merece ser titular no Gre-Nal de 19 de outubro.
Apesar de ter sido o autor do primeiro gol na vitória sobre o Fortaleza, Aravena ainda apresenta números discretos na fase ofensiva. Somando o jogo contra o Botafogo, ele teve duas finalizações. A média de ações com bola é de 23, bem menos que a de Soteldo. Titular da ponta esquerda na maior parte da temporada, o venezuelano tem média de 45 ações com bola por partida.
Maior participação defensiva
Aravena tampouco tem destaque em números defensivos. Por exemplo, ele não tem nenhum desarme nos dois jogos como titular e apenas uma interceptação, de acordo com dados do site Sofascore.
No entanto, a participação do chileno aparece no posicionamento. Aravena tem voltado mais para fechar espaços e ajudar na proteção do setor esquerdo que Soteldo. O mapa de calor de Aravena contra o Fortaleza mostra como ele teve ações mesmo na área do Grêmio.
O mapa de calor de Soteldo na derrota para o Criciúma, o seu último como titular, mostra uma menor participação defensiva.
Após a vitória sobre o Fortaleza, o auxiliar Marcelo Salles, que comandou o Grêmio durante a suspensão de Renato, evitou definir Aravena como novo titular e exaltou que a escalação foi feita de acordo com o plano pensado para aquele jogo.
— A escalação é toda feita pelo Renato, a preparação e plano de jogo é feita por ele. Só tivemos que interferir no plano de jogo. O Alex (Aravena) e o Soteldo, as escolhas e os momentos, a preparação feita por ele. Saímos satisfeitos com o desempenho — declarou.
O fato de o jogo contra o Atlético-MG ocorrer na data Fifa, com Soteldo com sua seleção, abre chance para Aravena ter mais uma boa atuação se consolidar como titular para o Gre-Nal, marcado para 19 de outubro, no Beira-Rio.
Aravena nos dois jogos como titular
- 1 gol
- 23 ações com bola por jogo
- 1,5 drible por jogo
- 1 finalização por jogo
- 0 desarme
- 0,5 interceptações
Soteldo no Brasileirão (16 jogos, 13 como titular)
- 4 gols
- 2 assistências
- 1,1 finalização por jogo
- 45 ações com bola por jogo
- 0,6 desarmes por jogo
- 0,3 interceptações
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.