O Grêmio não entra em campo neste sábado (21), mas o dia servirá para secar os rivais que lutam contra a zona de rebaixamento do Brasileirão. Fluminense, Vitória e Corinthians estão atrás do Tricolor na tabela e, caso vençam seus compromissos, podem recolocar o time de Renato com pontuação de Z4. No pior cenário possível, o time pode voltar para a zona de descenso.
Nesta rodada todos os times envolvidos na luta contra o rebaixamento serão mandantes. A começar pelos jogos das 16h deste sábado. O 17° colocado, com 25 pontos, é o Vitória. Os baianos recebem o Juventude no Barradão. Já o Corinthians, 18°, e também com 25 pontos na tabela, joga contra o Atlético-GO em Itaquera.
O Vitória, se vencer, vai empatar em número de vitórias com o Grêmio, mas teria que superar uma diferença de seis gols no saldo para superar o Tricolor na classificação. A situação do Timão é mais complicada, mesmo vencendo o Atlético-GO, o Corinthians não ultrapassaria o Grêmio no número de vitórias.
Dois times, no entanto, possuem pontuação suficientes para ultrapassar o Grêmio. Ainda neste sábado, às 18h30min, o Fluminense recebe o líder do Brasileirão. Se vencer o Botafogo, o Tricolor carioca ultrapassa o Tricolor gaúcho. O time de Mano Menezes tem 27 pontos e está na 16ª posição.
O outro rival que pode passar o Grêmio na tabela é o Criciúma. O Tigre joga contra o Athletico-PR no Heriberto Hülse. A equipe de Santa Catarina tem os mesmos 28 pontos do Grêmio na tabela de classificação. A partida está marcada para às 18h30min de domingo (22).
Se vencer o Flamengo na Arena, o Grêmio, 14° colocado, poderá ultrapassar o Athletico-PR e igualar a pontuação do Bragantino, atual 12° colocado, com 31 pontos. No pior dos cenários, o Grêmio terminaria a rodada no 17° lugar.
O Tricolor recebe o rubro-negro, às 18h30min deste domingo, na Arena.