Serão mais quatro dias de preparação, mas o Grêmio terá trabalho para encaixar as peças para montar o quebra-cabeças que se tornou a dupla de defesa para o jogo de domingo contra o Bragantino. A tendência, inclusive, é de que uma formação inédita esteja em campo quando o Tricolor entrar no gramado do Estádio Nabi Abi Chedid, a partir das 16h.
Nos 52 jogos disputados pelo Grêmio até o momento, Renato Portaluppi utilizou 15 combinações diferentes. São 11 duplas e quatro trios. Além de Bruno Uvini, que já deixou o clube, os outros seis zagueiros do grupo principal já foram utilizados. Só Rodrigo Caio não começou uma partida como titular. Mas o defensor estará em campo nesta quarta pela Copa FGF, contra o Juventude, no CT Luiz Carvalho.
Das duplas mais utilizadas, só a quarta colocada no ranking terá chances de atuar no domimgo. Geromel e Rodrigo Ely fizeram quatro jogos juntos, mas para que possam ir para a quinta partida lado a lado será necessário que o departamento médico libere Ely.
No momento, Renato conta com apenas três opções em condições de jogo: Geromel, Natã e Rodrigo Caio. E caso dois deles sejam escolhidos para a partida contra o Bragantino, uma dupla inédita estará em campo. Mesmo sem ter as mesmas oportunidades de outras temporadas, Geromel segue em alta com a comissão técnica.
— Conversei bastante com ele e falei que era importante ele renovar por tudo que representava para o clube, para a torcida, para o grupo. Que seria importante ele fazer, pelo menos até dezembro, mais um contrato, e nós trocamos ideias. Ele aceitou, ele ficou e tem nos ajudado bastante, mesmo quando ele não joga — destacou Renato, em recente entrevista para ZH.
Jemerson e Rodrigo Ely, em recuperação de lesões musculares, podem ampliar o leque de alternativas. A dupla está no processo de transição física desde a retomada dos treinos pós-data Fifa. Mas como ambos sofreram seus problemas físicos na véspera do jogo contra o Atlético-MG, disputado no dia 1º de setembro, não é certo de que algum deles acabe liberado para jogar.
— Os dois (Rodrigo Ely e Jemerson) tiveram lesão (muscular) grau 1. Vamos aguardar a volta para ver como irão se comportar. Fizeram exames — disse Renato, após o jogo contra o Atlético-MG, no dia 1º.
A tendência é de que a comissão técnica use as atividades restantes da semana como um teste para saber se algum deles terá condições de ser escalado em Bragança Paulista.
As combinações titulares mais usadas por Renato neste ano
DUPLAS
12 jogos — Rodrigo Ely e Kannemann
10 jogos — Geromel e Kannemann
5 jogos — Natã e Gustavo Martins
4 jogos — Geromel e Rodrigo Ely; Geromel e Gustavo Martins
3 jogos — Gustavo Martins e Kannemann
2 jogos — Rodrigo Ely e Bruno Uvini*; Rodrigo Ely e Gustavo Martins; Rodrigo Ely e Jemerson; Rodrigo Ely e Natã
1 jogo — Rodrigo Ely e Geromel, Bruno Uvini e Gustavo Martins
TRIOS
2 jogos — Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann
1 jogo — Bruno Uvini*, Gustavo Martins e Natã; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann
*Já deixou o clube
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.