Depois de empatar com o Botafogo fora de casa, o Grêmio só voltará a campo na próxima sexta-feira (4), quando receberá o Fortaleza, na Arena. Portanto, o elenco terá cinco dias para descansar, Renato tempo para ensaiar o time, mas principalmente recuperar jogadores lesionados.
Ao todo, seis atletas ficaram de fora da viagem a Brasília. De todos eles, o centroavante Diego Costa é quem tem o retorno mais garantido, já que foi desfalque por suspensão. Os outros dependem do aval do departamento médico.
Embora não tenha sido divulgado nenhum boletim explicando as ausências ou informando a gravidade das lesões, existe a expectativa de que alguns deles possam ficar à disposição, até mesmo para compensar os desfalques de Marchesín, Villasanti e Monsalve, que ficam de fora por suspensão.
— A gente tem uma semana cheia para trabalhar. Os jogadores ficaram tratando em Porto a Alegre e nós queremos recuperar o maior número possível. A gente vai ser muito prejudicado por essa expulsão do Monsalve, que é um jogador muito importante para o Grêmio. Na segunda-feira, vamos atualizar a situação e tentar colocar o maior número de jogadores à disposição para sexta-feira — projetou o vice-presidente de futebol Antonio Brum.
Quem está há mais tempo afastado é o atacante Pavón, que não atua desde a eliminação na Libertadores, no final de agosto, quando teve diagnosticada uma lesão na coxa direita. Porém, o argentino já voltou a correr ao redor do gramado do CT Luiz Carvalho e pode ser reintegrado aos trabalhos com bola em breve. Situação semelhante vive o lateral-direito Fabio, afastado desde o início de setembro.
Há expectativa também pelo retorno dos zagueiros Rodrigo Ely e Jemerson, que apresentaram problemas musculares nas coxas direita e esquerda, respectivamente. O primeiro voltou a sentir um desconforto no aquecimento antes da partida contra o Bragantino, no dia 15 de setembro. O segundo foi substituído na reta final da mesma partida e, desde então, não voltou a ser relacionado.
Por fim, o atacante Soteldo foi preservado da partida deste sábado (28) por desgaste físico e deve retornar aos treinos normalmente.