A história se repetiu mais uma vez nesta terça-feira (20). Pela segunda vez na temporada, o Grêmio foi eliminado de uma copa nos pênaltis. Depois de ver o Corinthians avançar na Copa do Brasil, o Tricolor perdeu para o Fluminense na Libertadores e deu adeus ao sonho do tetra da competição sul-americana.
A grande mudança de Renato Portaluppi para enfrentar os cariocas foi a saída de Cristaldo e a entrada com um sistema de três zagueiros. Após a eliminação, o treinador negou que o problema gremista tenha sido este na partida.
— Não acredito que perdemos o meio de campo pela escalação, até porque tomamos um gol de bola parada e outro de contra-ataque. Pecamos pelos nossos erros nos 45 minutos. Entregamos a vantagem. Acertamos no intervalo do jogo, melhoramos, fizemos o gol, mas fomos infelizmente eliminados nos pênaltis.
Ele justificou a saída do camisa 10 do Grêmio principalmente pela existência, agora, de três centroavantes no elenco: Braithwaite, Arezo e Diego Costa. Renato optou por começar com o dinamarquês.
— Não tem saída. É decisão do treinador. Jogamos alguns jogos com três zagueiros. Eu estava colocando o Franco como atacante falso. Hoje, eu tenho três. Tirei um meia e botei o atacante que sabe jogar na posição. Nós que não nos encontramos dentro de campo — finalizou.
Sem a Copa do Brasil e Libertadores, resta ao Tricolor o Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Criciúma no Heriberto Hülse. O time é 15ª, com 24 pontos, a dois pontos da zona de rebaixamento.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.