O Grêmio entra em campo nesta terça (13), às 19h, no jogo de ida das oitavas contra o Fluminense, atual campeão da Libertadores. O time que irá encarar o Tricolor gaúcho mudou completamente a forma de jogar com a chegada de Mano Menezes para substituir Fernando Diniz, que foi demitido no final de junho após uma sequência de maus resultados no Brasileirão.
O Desenho Tático mostra o que mudou na forma de jogar dos cariocas em pouco mais de 40 dias com Mano.
Mano desembarcou nas Laranjeiras em 1º de julho com a missão de reerguer um time que ocupava a lanterna do Brasileirão e somava apenas seis pontos em 13 jogos. Diniz havia comandado a equipe em 11 jogos — o interino Marcão treinou em duas rodadas — com somente uma vitória.
Apesar do mau momento, Diniz tentava manter o estilo de jogo que levou o clube ao inédito título da Libertadores, em 2023. O Fluminense seguiu como um time de altas doses de posse — só teve menos a bola em um jogo com Diniz, o empate com o Atlético-MG —, mas viu cair seu desempenho ofensivo enquanto a defesa sofria muitos gols. Quando Diniz saiu, o Fluminense tinha feito apenas 10 gols em 11 jogos (0,90 por jogo) e sofrido 19 (1,9 por jogo).
Mudanças com Mano Menezes
Taticamente, Mano Menezes usa o mesmo sistema de Fernando Diniz, o 4-2-3-1. A execução desse esquema, no entanto, é feita de maneira completamente diferente. Com o novo treinador, o Flu diminuiu suas taxas de posse de bola sendo uma equipe mais direta em suas ações. A saída de bola construída com muitos jogadores perto da bola em passes curtos também foi abandonada.
O Flu agora tem mais jogadores adiantados quando inicia as jogadas, o que é feito muitas vezes com bolas longas. O sistema de marcação também mudou,, com a equipe agora se posicionando em zona e sem tantos encaixes individuais, como fazia Diniz.
Um cuidado que Mano Menezes costuma ter em seus times é manter a linha defensiva sempre posicionada com poucas quebras. Isso significa que laterais e zagueiros poucas vezes saem da linha de quatro. Ou seja, uma forma para o Grêmio atacar melhor nesta terça-feira é com uma ocupação racional dos espaços no ataque para atacar essa marcação por zona do Flu.
As mudanças defensivas surtiram efeitos. Em 10 jogos com Mano, o Fluminense sofreu 10 gols, uma média de um gol por partida. Quantos aos gols feitos, a equipe ainda sofre. Foram 10 bolas na rede no período, uma média também de um por jogo.
Time-base do Fluminense com Mano Menezes
Novidades
O atual Fluminense tem novidades em nomes em relação ao time de Fernando Diniz. A principal delas é Thiago Silva, que chegou ao clube após ter seu contrato encerrado com o Chelsea. O Flu não sofreu gol em nenhum dos quatro jogos do Brasileirão que disputou com o camisa 3 em campo. A única equipe a vazar o Fluminense com Thiago Silva foi o Juventude, no empate por 2 a 2, pela volta das oitavas da Copa do Brasil, no Maracanã, quando os cariocas foram eliminados.
Outro jogador que chegou nesta janela é o colombiano Kevin Serna, de 26 anos, vindo do Alianza Lima-PER. Ele atuou já em cinco partidas, quatro delas como titular, e disputa lugar com Keno no lado esquerdo do ataque. Serna tem uma assistência com a camisa do Flu, para o gol de John Arias, na vitória sobre o Palmeiras.
Refoços caseiros
A sequência de quatro vitórias que tirou o Fluminense no Brasileirão com Mano Menezes veio acompanhada também com reforços que estavam no elenco. O primeiro foi o volante André, que se recuperou de lesão sofrida em abril. Outro foi Arias, que voltou ao clube após defender a Colômbia na Copa América.
O terceiro nome novo no time titular e que já estava nas Laranjeiras é do jovem Kauã Elias. O garoto de 18 anos, cria de Xerém, ganhou o lugar que era de Germán Cano e não tem deixado a torcida sentir saudade do argentino.
Kauã Elias foi titular em cinco dos 10 jogos do Fluminense com Mano Menezes. Ele tem cinco gols, metade dos 10 marcados pelo clube com o treinador.
Fluminense com Mano Menezes
- 10 jogos
- 4 vitórias
- 3 empates
- 3 derrotas
- 10 gols marcados (1 por jogo)
- 10 gols sofridos (1 por jogo)
*saiu da lanterna do Brasileirão, agora é 18º
*eliminado nas oitavas da Copa do Brasil pelo Juventude