O técnico Renato Portaluppi surpreendeu e escalou um Grêmio diferente para o confronto de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Fluminense. Depois de vencer a primeira partida, em Curitiba, por 2 a 1 e ter a vantagem, o treinador optou por tirar Cristaldo da equipe titular e botar três zagueiros.
Recuperado de um desconforto muscular, Kannemann fará companhia a Jemerson e Gustavo Martins na defesa. Rodrigo Ely, suspenso, nem viajou ao Rio de Janeiro. Camisa 10 do Tricolor, Cristaldo começará no banco de reservas.
Assim, o Grêmio entrará em campo com Marchesín, Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Dodi e Reinaldo; Pavon, Braithwaite e Soteldo.
No banco de reservas, Renato terá à disposição Caíque, Fábio, José Guilherme, Geromel, Natã, Ronald, Cristaldo, Monsalve, Nathan Pescador, Aravena, Arezo e Gustavo Nunes.
Em vantagem por ter vencido o Fluminense no jogo de ida, o Grêmio pode até empatar no Maracanã para avançar às quartas. Se perder por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols a favor do time carioca elimina a equipe gaúcha.