Um grito ecoou na tarde do último domingo (25) no gramado do Estádio Heriberto Hülse ao final da vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Criciúma. Autor do único gol da partida, após assistência de Aravena, o meia Miguel Monsalve deixou o campo tendo o nome entoado pelo torcedor gremista.
Com 27 pontos — dois a mais que o Criciúma, justamente — o Tricolor terminará o mês de agosto cada vez mais distante do Z-4 do Brasileirão. E conforme dito por Renato Portaluppi em sua entrevista coletiva, de olho em uma das vagas à Libertadores.
Antes da bola rolar, o Grêmio promoveu algumas homenagens a Cacalo. Renato entrou em campo com um moletom com a frase "Como é bom ser gremista", uma das falas imortalizadas pelo ex-presidente. Villasanti utilizou a faixa de capitão com os mesmos dizeres. Um minuto de silêncio também foi respeitado em memória ao ex-dirigente. Ao fim do jogo, Monsalve dedicou a vitória ao patrono do Tricolor.
— Primeiro dedico a vitória ao Cacalo, que era um grande torcedor, um emblema do clube. Dedicamos esse triunfo a ele. Era um jogo transcendental para nós. Sabíamos que seria difícil, que a torcida deles iria apoiar e, felizmente, pudemos vencer na última jogada — apontou o camisa 11.
Utilizado pela primeira vez como titular ao lado de Cristaldo, Monsalve ganhou pontos com a torcida e também a comissão técnica. Mesmo que Renato tenha evitado projetar a titularidade do colombiano.
— Antes mesmo do Monsalve estrear, falei que ele estava chamando minha atenção nos treinos. Está mostrando muita personalidade e técnica, Falei que receberia oportunidades. E ele soube aproveitá-las. Ele e o Cristaldo são inteligentes. Foi muito bem. Não gosto de falar que A, B ou C são titulares. O que eu passo é que precisam aproveitar as chances. E ele está fazendo isso — despistou o técnico.
Renato deixou claro, no entanto, que a alternativa tática de ter um trio formado por Monsalve, Cristaldo e Soteldo para abastecer o centroavante é uma opção interessante. Principalmente pelo tempo que será possível ter a partir desta semana sem tantos jogos.
— Não podemos esquecer do Cristaldo. É muito inteligente e conta com características que gosto. Vamos encontrar dificuldades algumas vezes, eles precisarão se doar um pouquinho na parte tática. Nos comportamos muito bem. Arrumo lugar para os jogadores de qualidade — disse.
O início de jogo foi bastante quente no Heriberto Hülse. Logo no primeiro minuto, o Criciúma quase abriu o placar. Marquinhos Gabriel encontrou espaço no lado esquerdo do Grêmio e cruzou. Quase da marca do pênalti, Marcelo Hermes finalizou e exigiu boa defesa de Marchesín. Os donos da casa chegaram pela direita em mais duas oportunidades, mas sem finalizar.
A resposta do Grêmio aconteceu aos seis minutos. Soteldo recebeu de Crisltado no lado esquerdo da área. O camisa 7 avançou e arriscou o chute cruzado. A bola parou na trave e a primeira etapa terminou sem outras chances claras de gol.
O Grêmio voltou para o segundo tempo sem trocas. Mas a segunda etapa começou em ritmo mais lento. O empate parecia certo até o talento de dois jogadores que chegaram em julho decidiu o jogo a favor do Grêmio. Aravena fez jogada pela esquerda e cruzou na medida para Monsalve dominar de forma acrobática e depois bater na saída de Gustavo do gol, aos 40 minutos.
Além de comemorar uma vitória importante, este final de semana teve outra grande notícia. Depois de mais de três meses em reforma, a Arena estará à disposição do Grêmio para a próxima rodada. No próximo domingo (1º), às 11h, o Tricolor estará em casa para enfrentar o Atlético-MG.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.