Ainda que pequeno, o Grêmio receberá um valor inesperado nesta janela de transferências. Nesta quinta-feira (25), o Galatasaray, da Turquia, anunciou a venda do atacante Tetê ao Panathinaikos, da Grécia. De acordo com a imprensa turca, o negócio foi concluído em 4,7 milhões de euros.
Como clube formador, o Tricolor terá direito a 2% do valor total referente ao mecanismo de solidariedade. Ou seja, cerca de R$ 580 mil. A quantia poderia ser bem maior não fosse a normativa da Fifa, que suspendeu os contratos de jogadores estrangeiros com clubes da Ucrânia, em decorrência da guerra com a Rússia.
Quando vendeu o jovem das categorias de base para o Shakhtar Donetsk em 2019, por mais de R$ 40 milhões, a diretoria gremista permaneceu com 15% dos direitos econômicos, prevendo uma venda futura.
No entanto, diante do conflito bélico, o atacante foi emprestado ao Lyon, da França, e ao Leicester, da Inglaterra, até que o vínculo com o clube ucraniano expirasse, em junho de 2023. Desta forma, o atleta se tornou um “agente livre” e o Grêmio perdeu o percentual que detinha.
Tetê defendia o Galatasaray desde agosto de 2023. Recentemente, o Athletico-PR demonstrou interesse em sua contratação por empréstimo. Na Grécia, o gaúcho de Alvorada irá encontrar o volante Willian Arão, ex-Flamengo, e será treinado pelo uruguaio Diego Alonso.