O sorteio da Copa do Brasil colocou o Corinthians como adversário do Grêmio nas oitavas de final da competição. Um confronto que já ocorreu seis vezes na história da competição, com cinco triunfos gremistas e apenas um revés, na final de 1995. Assim, tal como ocorrerá na Libertadores, com o Fluminense como rival, o adversário nos matas também é um dos clubes lutando para deixar o Z-4 do Brasileirão.
A CBF ainda não anunciou os dias e horários dos confrontos, mas a partida de ida ocorrerá em São Paulo e a decisão da vaga nas quartas de final terá mando do Grêmio. As datas bases no calendário da competição reservaram os dias 31 de julho e 7 de agosto para os duelos. Por isso, é provável que se confirmem três jogos entre as equipes em um intervalo de 15 dias. O Grêmio, afinal, vai à Arena Corinthians na próxima quinta-feira (25), pelo Brasileirão.
— Vejo uma igualdade de momento dos dois times. Será um confronto bem parelho. O Corinthians só consegue pontuar em casa. Dos 15 pontos no Brasileirão, 13 foram na Arena — analisou o jornalista Rodrigo Vessoni, do portal Meu Timão.
Como provavelmente ocorrerá no Grêmio, o Corinthians também deve priorizar a disputa do Brasileirão em detrimento da Copa do Brasil. O clube paulista ocupa o 17º lugar do campeonato, com 15 pontos, quatro a mais do que o Tricolor, mas com dois jogos a mais.
— Ainda não está claro, mas o novo técnico (Ramón Díaz) deu a entender que a prioridade será o Brasileirão. Mas só o que deu a entender nas entrelinhas. Se precisar, abrirá mão das copas para salvar no Brasileirão — afirmou Vessoni.
Em ebulição nos bastidores com uma crise política envolvendo a gestão do presidente Augusto Melo, que assumiu em janeiro, o Corinthians passou por uma série de mudanças dentro de campo recentemente. Após a saída do português António Oliveira, o clube contratou o argentino Díaz. O novo técnico venceu na sua estreia. Com gols de Romero e de Cacá, a equipe paulista bateu o Criciúma por 2 a 1 na última rodada do Brasileirão.
Os confrontos entre as equipes pela Copa do Brasil:
1991 (quartas de final)
- Corinthians 1x1 Grêmio
- Grêmio 2x1 Corinthians
1994 (oitavas de final)
- Grêmio 2x0 Corinthians
- Corinthians 2x2 Grêmio
1995 (final)
- Corinthians 2x1 Grêmio
- Grêmio 0x1 Corinthians
1997 (semifinal)
- Corinthians 1x2 Grêmio
- Grêmio 1x1 Corinthians
2001 (final)
- Grêmio 2x2 Corinthians
- Corinthians 1x3 Grêmio
2013 (quartas de final)
- Corinthians 0x0 Grêmio
- Grêmio 0x0 Corinthians — pênaltis 3x2 para o Tricolor